A TotalEnergies comprará uma participação de 17,5% na desenvolvedora de gás natural liquefeito dos Estados Unidos NextDecade por 219 milhões de dólares, disse o grupo francês nesta quarta-feira, parte de um acordo mais amplo para permitir que o projeto de exportação Rio Grande LNG da empresa do Texas continue.

A NextDecade disse que firmou acordos-quadro com a Global Infrastructure Partners (GIP) e a TotalEnergies para facilitar a decisão final de investimento para o projeto Rio Grande LNG, que deve ser confirmado até o final de junho.

As ações da NextDecade subiram 36%, para US$ 6,98 no pregão da manhã, enquanto as ações da TotalEnergies subiram 0,3%, para 54,3 euros, contra uma queda de 0,7% no índice mais amplo.

As exportações recordes de GNL dos Estados Unidos ajudaram a amenizar o golpe para a Europa devido à queda acentuada no fornecimento de gás natural por dutos russos em 2022 e continuarão sendo uma fonte de energia importante para o continente, levando a uma corrida para colocar mais terminais de exportação dos EUA online.

TotalEnergies compra participação de $ 219 milhões no desenvolvedor de GNL NextDecade

“Nosso envolvimento neste projeto adicionará 5,4 milhões de toneladas por ano de GNL ao nosso portfólio global, fortalecendo nossa capacidade de garantir a segurança do fornecimento de gás na Europa e fornecer aos nossos clientes asiáticos um combustível alternativo ao carvão”, disse o presidente e CEO da TotalEnergies, Patrick disse Pouyanne.

O compromisso de 5,4 milhões de toneladas é a produção completa de uma das três primeiras unidades de liquefação e é de longe o maior contrato de fornecimento que a NextDecade garantiu até agora. A empresa francesa também tem a opção de levar GNL adicional da segunda fase do projeto Rio Grande.

A TotalEnergies é o terceiro maior player de GNL do mundo, com uma participação de mercado de aproximadamente 12% e um portfólio global de cerca de 50 milhões de toneladas de GNL por ano.

A empresa disse que pretende aumentar seus negócios de GNL em 3% ao ano e espera que o gás natural represente metade de todas as suas vendas de energia até 2030.

A rival britânica Shell também anunciou planos para expandir seus negócios de gás natural e defender sua posição como o principal player global de GNL.

A planta de exportação Rio Grande LNG no sul do Texas está em desenvolvimento há vários anos, sofrendo repetidos atrasos. O banco francês Société Générale renunciou ao cargo de consultor financeiro do projeto no início de 2022, numa época em que os credores estavam sob pressão de ativistas climáticos para fazer mais para ajudar a combater as mudanças climáticas.

A NextDecade planeja produzir até 27 milhões de toneladas de GNL anualmente, com um componente de sequestro de carbono no projeto para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A empresa do Texas tem acordos para fornecer GNL para a japonesa Itochu, para as petrolíferas Shell e Exxon Mobil, para a francesa ENGIE e para a chinesa ENN… leia mais em Yahoo! 14/06/2023