A TotalEnergies anunciou a assinatura de acordos com a Global Infrastructure Partners (GIP) para adquirir 50% da Clearway Energy Group (CEG), empresa de energia renovável dos Estados Unidos, por US$ 1,6 bilhão. Segundo a petroleira francesa, essa foi sua maior aquisição em energia renovável no mercado americano. A Clearway possui 7,7 GW1 de ativos eólicos e solares em operação e possui um pipeline de 25 GW de projetos renováveis e de armazenamento, dos quais 15 GW estão em estágio avançado de desenvolvimento.

A aquisição elevará o portfólio de renováveis da TotalEnergies nos EUA para mais de 25 GW e contribui para o objetivo de que os Estados Unidos respondam por pelo menos 25% da meta global da empresa de 100 GW até 2030. Em energia solar de grande escala, a TotalEnergies já está desenvolvendo 8 GW de projetos no país, após a aquisição de um portfólio de projetos da SunChase, sua parceria com a Hanwha Energy e a recente aquisição da Core Solar. Já em eólica offshore, a TotalEnergies desenvolverá 4 GW de projetos na costa de Nova York e Carolina do Norte, após ter sido bem-sucedida em licitações.

“Estamos muito satisfeitos com esta parceria com a Global Infrastructure Partners, que é um importante player em energias renováveis, principalmente nos Estados Unidos. Ele permite que a TotalEnergies cresça no mercado dos EUA, um dos mais dinâmicos do mundo, beneficiando-se de ativos operacionais e um pipeline de alta qualidade de 25 GW, em energia eólica, solar e armazenamento, com ampla cobertura geográfica com presença em 34 estados”, disse o presidente e CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanné (foto).

TotalEnergies compra participação em empresa

Já o presidente e CEO da Global Infrastructure Partners, Adebayo Ogunlesi, destacou que a “escala, os recursos e a ambição que a GIP e a TotalEnergies trazem para essa parceria apoiarão a visão compartilhada de construir escala de utilidade líder do setor e plataformas de energias renováveis distribuídas nos EUA”… leia mais em Petronotícias 25/05/2022