O ano passado foi uma história de duas metades para fusões e aquisições de seguros. A consultoria americana OPTIS Partners relata que 987 fusões e aquisições de agências foram anunciadas em 2022 — uma queda de 8% em relação a 2021. Um aumento significativo nas taxas de juros e na incerteza econômica podem estar forçando alguns compradores a recuar e fazendo com que quase todos os compradores procedam com mais cautela, disse a empresa.

Os negócios no segundo semestre do ano passado aumentaram 16% no primeiro semestre — mas caíram 25% no segundo semestre de 2021. Os 282 negócios durante o quarto trimestre de 2022 foram 14% mais altos do que no terceiro trimestre de 2022, mas 30% mais baixos do que no mesmo período de 2021.

Esse declínio ano a ano provavelmente reflete o aumento das taxas de juros e a incerteza econômica.

Seguros

“2022 foi um conto de duas metades”, disse Steve Germundson, sócio da OPTIS, uma empresa de consultoria bancária e financeira de investimento especializada no setor de seguros. “O robusto primeiro semestre foi impulsionado por um inventário acumulado de negócios ainda a serem concluídos e condições econômicas ainda favoráveis. A onda de compras continuou, pois houve 23% mais negócios feitos do que no mesmo período do ano anterior.

“No entanto, assim que o terceiro trimestre começou e os estoques de negócios caíram, o impacto do aumento dos custos de capital foi sentido e o fluxo diminuiu. Curiosamente, a contagem de negócios em cada um dos primeiros seis meses de 2022 foi maior do que no mesmo mês do ano anterior, e cada um dos últimos seis meses foi menor.”

A contagem dos Parceiros OPTIS foi expandida em 2022 para incluir agências focadas exclusivamente em seguros de vida, investimento ou gestão financeira, consultoria e outros negócios relacionados à distribuição de seguros. Quando as categorias de vendedores recém-admitidos são excluídas, o declínio é ainda mais dramático em 17% em comparação com 2021.

Ainda assim, a atividade de negócios em 2022 foi maior do que a média anterior de 5 anos.

Principais Compradores

A Acrisure continuou a liderar todos os compradores com 107 transações em 2022 — uma queda de 12% em relação aos seus totais de 2021, mas 3% a mais do que sua média anterior de cinco anos. A PCF Insurance seguiu com 71 transações concluídas. Outros principais compradores foram a Hub International com 70 aquisições e a High Street Partners com 44. A Inszone Insurance Services seguiu com 42 negócios. Outro grupo de compradores ativos registrou entre 30 e 40 transações em 2022: World Insurance Associates, BroadStreet Partners, Liberty Company Insurance Brokers, Assured Partners e Alera. Das 17 empresas que fizeram mais de 20 negócios em 2022, apenas a Hub, Inszone, Liberty Company e Keystone Agency Partners fizeram mais negócios do que no ano anterior.

Os vendedores de imóveis/casais representaram 557 do total de 978 transações (56%) — semelhante à sua porcentagem dos totais nos últimos anos.

Compradores de Private Equity Dominam

O grupo de compradores apoiados/híbrido por private equity continuou a dominar o volume de transações em aproximadamente 75% do total. As aquisições concluídas por empresas privadas aumentaram ligeiramente para quase 17%, enquanto as empresas de capital aberto caíram ligeiramente para 4% de todos os negócios, respectivamente.

Os compradores privados mais ativos em 2022 foram a Liberty Company Insurance Brokers em 33 (a mais de 10), Westland Insurance Group em 15 (a mais de 9) e a TrueNorth Companies em 10 (a mais de 4).

‘Diminou um centavo’

“A indústria aparentemente virou um centavo a partir de 1o de julho”, disse Tim Cunningham, sócio-gerente da OPTIS Partners. “As contagens de negócios estão em baixa, o escrutínio de subscrição é maior e as avaliações para a maioria, exceto os vendedores de nível A, estão em baixa algumas.”

Ele continuou: “Prováveis que estejamos no início de um período de transição que nos traz de volta às normas históricas. As taxas de juros são mais altas do que na memória recente, mas ainda estão em ou abaixo das médias históricas de longo prazo. Avaliações para todos, menos os melhores, podem ter moderado, mas ainda estão bem acima dos valores de apenas alguns anos atrás. E embora a contagem de negócios tenha desacelerado materialmente, o segundo semestre de 2022 ainda foi 19% maior do que a média anterior de 5 anos.”

Atividade por Tipos de Comprador e Vendedor

A OPTIS Partners rastreia compradores por quatro grupos — corretores apoiados por private equity/híbridos, corretores privados, corretores públicos e todos os outros. Os vendedores são classificados como P/C dos EUA e do Canadá e corretoras de benefícios para funcionários, administradores terceirizados e operações de agentes gerais de gerenciamento relacionados. Como mencionado acima, a contagem cresceu em 2022 para incluir outros tipos de agências e negócios…Leia mais em insurancejournal. 20/02/2023