A biotecnologia sueca Aqilion anunciou um acordo com a alemã Merck KGaA (MRK: DE).

A licença exclusiva e a colaboração de pesquisa estratégica com a Merck são para a descoberta, desenvolvimento e comercialização de inibidores de pequenas moléculas da proteína quinase 1 (TAK1) ativada pelo fator de crescimento transformador.

A Merck fará um pagamento antecipado em dinheiro de 10 milhões de euros (US$ 10,7 milhões) para a Aqilion, que também é elegível para receber potenciais marcos de desenvolvimento e comercialização de até mais de 950 milhões de euros e royalties em camadas em vendas líquidas em todo o mundo.

Atualmente, acredita-se que o TAK1 seja um mediador central para vários sinais inflamatórios. A colaboração de pesquisa terá como objetivo desenvolver terapêuticas TAK1 de primeira classe e diferenciadas em uma ampla gama de indicações de doenças autoimunes e inflamatórias, incluindo doenças neurológicas.

Durante a colaboração, Aqilion será responsável pelo projeto e síntese de novos inibidores TAK1 de pequenas moléculas, enquanto a Merck liderará estudos pré-clínicos de farmacologia e biologia.

Sarah Fredriksson, diretora executiva da Aqilion, disse: “Estamos muito felizes e orgulhosas em anunciar esta colaboração com a Merck, pois valida nossa estratégia de negócios de gerar projetos de descoberta altamente inovadores em combinação com desenvolvimento de negócios pró-ativo e negociação precoce.

“Estamos ansiosos para trabalhar com a Merck, pois isso acelerará o processo de trazer novos tratamentos eficazes para condições com altas necessidades médicas não atendidas.” Leia mais em thepharmaletter 16/02/2023