A gestora Upload Ventures acaba de fechar um aporte na startup Topsort, por meio de um fundo ancorado pela TIM e que conta ainda com outros investidores institucionais. Também participaram da rodada a Pear VC e a Quiet Capital, somando cerca de US$ 25 milhões para a Topsort, apurou o Pipeline.

A investida atua em mídia digital para o varejo, utilizando inteligência artificial para munir os marketplaces de infraestrutura para seus negócios publicitários, como frente adicional de receita. A referência nesse segmento hoje é a Amazon Ads, uma das verticais mais rentáveis da gigante americana.

A Topsort tem garantido a sua fatia. A companhia cresce cerca de 10% ao mês e vai avançar no mercado brasileiro neste ano, acelerando seu negócio na América Latina — onde já tem clientes como Cencosud, Glovo e Daki.

A companhia foi fundada nos Estados Unidos por Regina Ye, que já havia criado um ecommerce chamado Zirui e foi líder de produto no unicórnio Hopin, e por Francisco Larrain, fundador da Zappedy, tecnologia de pagamentos vendida ao Groupon.

Upload investe na Topsort

“Buscamos fundadores diferenciados e eles têm a capacidade de tornar essa companhia unicórnio, como Olist e Wildlife”, diz Mario Ermirio de Moraes Filho, cofundador da Upload, citando o exemplo de dois unicórnios em que já investiu.

O sócio Carlos Simonsen ressalta que há um movimento das companhias na busca de alternativas à Meta e ao Google por meio de redes fechadas de anúncios. “A marca contrata a Topsort para montar a tecnologia em casa e gerar receita adicional, o que tem um fit grande com a nossa tese de América Latina em B2B. É uma das grandes aposta da Upload”, diz o confundador da gestora.

Simonsen emenda que se trata de um mercado de US$ 130 bilhões, sendo que quase um terço está nas mãos da Amazon, que ainda não ganhou vigor nessa área na região latino-americana e tem o Mercado Livre como concorrente ainda incipiente.

Para a TIM, a investida também é parceiro estratégico, podendo gerar aumento de margem ao reduzir custo de captação de cliente. “Buscamos companhias que usam a tecnologia como habilitador de novas soluções, também em linha com a nossa estratégia de ampliar as receitas além da conectividade, no mercado B2B e B2B2C”, disse Fabrizio Bozzetto,… leia mais em Pipeline 30/01/2024