Empresa lança desafio para fintechs e anuncia a reformulação

Por que uma empresa de construção civil teria interesse em startups de meios de pagamento? Para a Votorantim Cimentos, essa é uma forma de facilitar e agilizar os pagamentos dos clientes – atualmente, a companhia emite mais de 100 mil boletos bancários por mês. Com o objetivo de acabar com a burocracia na hora do pagamento, a empresa lançou um desafio para fintechs em seu novo programa de inovação aberta, o VC Connect. As escolhidas terão direito à mentoria e poderão criar uma prova de conceito para integrar suas soluções aos processos da empresa. As inscrições podem ser feitas até 7 de junho.

Humberto Shida, CIO Global da Votorantim Cimentos, explica por que a empresa busca novas soluções na área. “O boleto bancário tem suas vantagens – é barato, tem rastreabilidade e segurança contra fraudes. Mas a burocracia do processo atrapalha a experiência do cliente. É preciso esperar até 3 dias para que o pagamento seja compensado. Queremos uma solução imediata, para que o cliente possa pagar e retirar o produto imediatamente.” Outro problema acontece quando o consumidor perde o prazo de pagamento e precisa emitir outro boleto, atrasando mais ainda a transação. “Existe um potencial muito grande para melhorar a experiência do cliente. Essa é uma dor que aflige não apenas a indústria do cimento.”

A partir do desafio, a empresa quer descobrir quais soluções disponíveis podem atender às necessidades da Votorantim Cimentos. “Nós já pesquisamos algumas soluções, mas achamos que a amostra que temos é muito pequena, e as soluções são muito caras. Com o programa, será possível fazer uma varredura maior do mercado e atuar de maneira mais assertiva. Além disso, também poderemos combinar diferentes soluções”, diz Renata Vinhas, Consultora de Inovação Aberta da Votorantim Cimentos.

Após a seleção das startups, a empresa vai desenhar um piloto para a integração, um plano de negócios e um orçamento para cada uma das soluções apresentadas, que serão analisadas caso a caso. “Não fechamos um número de startups que participarão do programa, ou um orçamento para isso. Preferimos esperar para avaliar as opções e como estas se integram nas diferentes áreas da empresa. Afinal, não adianta ter muitas startups no programa e não ter tempo de trabalhar com elas”, afirma.

Programa de inovação
O desafio serve também para marcar o lançamento da nova fase do programa de inovação aberta da Votorantim Cimentos, o VC Connect. Com um portal renovado, a empresa pretende lançar entre três e quatro diferentes desafios ao longo do ano. Há ainda uma área para as startups que quiserem sugerir outras soluções, mesmo que não tenham relação com os desafios propostos.

Desde 2016, a empresa já lançou dois outros desafios. O primeiro buscava soluções na indústria 4.0, envolvendo automatização de processos e o gerenciamento inteligente de dados. No segundo, a procura era por startups que ajudassem a formalizar o segmento de concreto no Brasil. “No total, tivemos mais de 100 startups inscritas e contamos com o envolvimento de 93 profissionais”, diz Humberto Shida. “Esse envolvimento é importante porque faz parte da nossa estratégia de estimular a transformação digital. Precisamos ter agilidade e fomentar a mudança cultural dentro da organização”.

Para poder trabalhar com as startups, diz o executivo, foi necessário revisar processos em departamentos como o jurídico e o de suprimentos. “Se uma empresa passou pelo nosso programa de inovação aberta, há uma rota diferenciada para ela nos nossos processos internos. Uma startup não tem um histórico de balanço dos últimos cinco anos, por exemplo, uma exigência comum aos nossos fornecedores”, diz Shida… – POR DANIELA FRABASILE Leia mais em epocanegocios 14/05/2019
Votorantim Cimentos (Foto: Divulgação)