A Waste Connections adquiriu a Arrowhead Environmental Partners, um movimento destinado a conectá-lo a linhas ferroviárias regionais no Nordeste, obter acesso a um dos maiores aterros sanitários do país e abrir inúmeras outras oportunidades de fusões e aquisições.

A empresa anunciou pela primeira vez a aquisição durante sua chamada de ganhos do segundo trimestre na quinta-feira, quando o CEO Ron Mittelstaedt disse que o aterro MSW da Arrowhead no Alabama é “um dos nossos ativos mais estratégicos” por causa de sua localização logística ideal e capacidade de ajudar a empresa a integrar outros ativos.

A aquisição da Arrowhead pela Waste Connections abre integração

Os termos da venda não foram divulgados, mas a Waste Connections diz que o acordo representa cerca de US$ 100 milhões em receita anualizada. O grupo de private equity Clairvest, que investiu na Arrowhead em 2020, disse que os rendimentos de sua parte da venda são de cerca de US$ 36 milhões. A Clairvest Equity Partners VI, uma parceria que a Clairvest gerencia, era um investidor não controlador em Arrowhead.

Arrowhead, descrita como a maior rede integrada de descarte de resíduos para trilhos no nordeste dos EUA, diz que seu aterro de 1.345 acres no Condado de Perry, Alabama, tem uma pegada de 425 acres do Subtítulo D. É servido por várias empresas ferroviárias diariamente.

Durante o período de financiamento de três anos da Clairvest, a Arrowhead “investiu pesadamente” em sua infraestrutura de transporte e descarte, o que, segundo a Clairvest, ajudou a empresa a se tornar um ator “estrategicamente significativo” na indústria de resíduos e aumentar a receita em 15 vezes.

Nossa visão era capitalizar as tendências macro de declínio da capacidade de descarte e aumento dos custos de transporte e descarte no Nordeste e criar uma nova solução de descarte para os clientes da região”, disse William Gay, CEO e cofundador da Arrowhead, em um comunicado.

O aterro do Alabama é servido por várias instalações de transbordo em Connecticut, Massachusetts, Nova Jersey e Flórida, e Mittelstaedt disse que a conectividade – e às vezes o custo-benefício – do transporte de resíduos ferroviário será uma grande bênção.

Mittelstaedt disse que o aterro está atualmente recebendo cerca de 3.500 toneladas de resíduos por dia e é capaz de receber volumes mais altos — até 15.000 toneladas por dia, de acordo com o site da Arrowhead. A Waste Connections não planeja enviar todos os seus MSW para esse aterro porque as opções de descarte local às vezes são mais eficientes e econômicas. Mas Mittelstaedt vê a aquisição da Arrowhead como tendo cada vez mais importância nos próximos anos.

“Você tem uma capacidade de descarte decrescente ao longo do Nordeste, e continuará a ter um viés ascendente no preço em todo o Nordeste como contrato de descarte [locais]. Então eu acho que se alguma coisa, você vai ver o lixo continuar se movendo para fora do Nordeste e distâncias maiores”, disse ele.

A aquisição também abre caminho para oportunidades “significativas” de fusões e aquisições à medida que a Waste Connections avalia regiões que acha que poderia integrar melhor, acrescentou. “Isso nos dá oportunidades — algumas das quais tínhamos passado anteriormente porque não tínhamos certeza se poderíamos nos integrar”, disse ele… Leia mais em wastedive. 04/08/2023