Dona das marcas Brastemp e Consul vai lançar nada menos que 200 produtos para comemorar seus 100 de existência.

Apesar dos 100 anos recém-completados, a Whirlpool ainda é uma Brastemp, como dizia a famosa propaganda da principalmarca da empresa.

Para reforçar a posição de liderança no mercado brasileiro, a companhia vai investir R$ 480 milhões na América Latina neste ano e aposta em inovação para rejuvenescer a marca com o lançamento de 200 produtos nas linhas da Brastemp, Consul e KitchenAid.

Sob o comando de Enrico Zito, que assumiu o cargo de presidência da empresa na América Latina neste mês, a fabricante de eletrodomésticos vai investir um montante 20% maior do que o contabilizado em 2011 – R$ 400 milhões – e pretende ampliar a participação de mercado no setor, que hoje já está na casa dos 40%.

Além disso, a fatia brasileira nos negócios globais da companhia, que atualmente é de 25%, também deve ser incrementada nos próximos anos. Nos negócios da companhia, o Brasil aparece na segunda posição, atrás dos Estados Unidos.

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca renova os ânimos da companhia, que espera alta de 15% nas vendas do primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Para dar conta do aumento da demanda, a fabricante anunciou recentemente a contratação de 1,1 mil funcionários para as fábricas de Rio Claro (SP) e Joinville (SC). As vagas correspondem a quase 10% do quadro de trabalhadores da empresa na linha branca.

Reinvenção

O centenário da marca de eletrodomésticos comprova a eficácia da companhia. Há 25 anos na empresa, Rogério Martins, vice-presidente de desenvolvimento de produtos, garante que o sobrenome da Whirlpool é “inquietude” e que a receita do sucesso é se reinventar sempre.

“Estamos em contato direto com os clientes para acompanhar de perto as necessidades e atendê-las o mais rápido possível. A ideia é antecipar desejos e materializar os produtos antes mesmo que os consumidores se deem conta de que precisam deles.”

Dos 200 lançamentos previstos para este ano, 60% terão a marca Brastemp e 40% serão da marca Consul. Uma equipe de 500 funcionários trabalha diretamente no desenvolvimento dos itens e, além de atenderem o mercado nacional, fornecem tecnologia para outros 70 países.

Reconhecimento

De origem americana, a Whirlpool conquistou os consumidores nacionais com seus refrigeradores, fogões e lavadoras nas últimas décadas. No Brasil, a história da empresa começa em 1945 com a fundação da Brasmotor, importadora de eletrodomésticos e veículos que seria denominada Brastemp nove anos depois.

A Consul, por sua vez, iniciou a operação em 1950 e a união das empresas deu-se apenas em 1997, ano em que passaram a ser controladas pela Whirlpool.

A marca Brastemp, mais popular da companhia, ficou conhecida no país por estampar propagandas em todos os veículos de comunicação na década de 1990 com o slogan “Não é, assim, uma Brastemp” e caiu no gosto dos brasileiros e é bordão até hoje.

A companhia surgiu em 1911, quando o vendedor de seguros Luis Upton reuniu suas economias e abriu a Upton Machine Company, pequena fabricante de máquinas de lavar e torcer roupas, que se transformaria em uma das mais importantes companhias do mundo.

Depois de superar inúmeros desafios, como a crise norte-americana de 1929 e a 2ª Guerra Mundial, a empresa entrou em 1950 com uma curva de crescimento impulsionada por relevantes mudanças, como a alteração do nome para Whirlpool Corporation e o desenvolvimento de novos produtos. Por Michele Loureiro
Fonte:brasileconomico12/01/2012