Woodside Energy e Santos negociam fusão para criar gigante de gás natural
[playht_player width=”100%” height=”90px” voice=”pt-BR_IsabelaV3Voice”]
A Woodside Energy Group Ltd. está em negociações preliminares com a Santos Ltd. sobre uma possível fusão, abrindo as portas para a criação de uma potência australiana de exportação de gás, avaliada em torno de US$ 52 bilhões, segundo a Dow Jones, em meio a uma onda global de negócios multibilionários de energia.
As negociações estão em um estágio inicial, disse Santos em comunicado. Woodside confirmou separadamente as discussões. Representantes de ambas as empresas não estavam imediatamente disponíveis para comentar. A notícia segue um relatório anterior da Australian Financial Review que dizia que as empresas estavam explorando um acordo.
Woodside tem uma capitalização de mercado de 56,9 bilhões de dólares australianos (US$ 37,3 bilhões), enquanto a capitalização de mercado de Santos é de 22,2 bilhões de dólares australianos. Ambas as empresas viram as suas ações cair nos últimos meses em pelo menos 15% em relação ao pico de agosto.
Uma possível combinação entre Woodside e Santos surge em meio a uma onda de atividade de fusões, à medida que os produtores de petróleo e gás descobrem o que fazer com os lucros inesperados resultantes do aumento dos preços … leia mais em Valor Econômico 07/12/2023