A indústria de seguros continua em constante mudança, passando por diversas mudanças sísmicas simultaneamente. Agora que estamos oficialmente no novo ano, podemos ver essas mudanças e acelerações de diversas maneiras. Continue lendo para dez previsões para nosso setor em 2024.

1. Tecnologia legada, soluções inovadoras em

Não é nenhum segredo que pilhas de tecnologia desatualizadas permaneceram no setor de seguros muito além da idade de aposentadoria. Muitas organizações de seguros desejam modernizar-se há anos, mas a interrupção dos negócios e as preocupações com a adoção dos clientes as impediram. Em 2024, com as soluções mais recentes a dar resposta a essas preocupações e a crescente pressão para se manterem competitivas, mesmo as organizações mais avessas ao risco parecem prontas para dar o salto e transformar digitalmente os seus negócios.

A pesquisa global de 2023 da Novidea descobriu que 99% das organizações de seguros têm um plano em vigor para mudar seus sistemas tecnológicos, especificamente suas plataformas de gerenciamento de corretores/agências e sistemas de administração de apólices. Para 41%, esse upgrade acontecerá nos próximos 12 meses.

No mercado do Reino Unido, a transformação está a ser acelerada pelos requisitos iminentes necessários para cumprir o Lloyd’s Blueprint 2.0, que está a forçar a mão dos corretores, com a maioria das empresas a procurar atualizar os seus sistemas principais em 2024.

10 previsões da indústria de seguros para 2024
Freepik

2. Maior centralização no cliente

Quando se trata de experiências do cliente, a fasquia continua a subir. Os clientes desejam portais de autoatendimento fáceis de usar e acesso fácil para ajudar quando precisarem. Eles desejam processos contínuos que sejam adaptados às suas necessidades. Nos últimos anos, as organizações de seguros têm feito melhorias constantes para se manterem competitivas. As reivindicações agora podem ser registradas on-line, as contas pagas com um telefone celular e as apólices emitidas em minutos.

Em 2024, essas melhorias continuarão — e até acelerarão. A pesquisa da Novidea mostrou que quando se trata de selecionar novas tecnologias, 87% dos entrevistados disseram que fornecer valor aos clientes é a principal ou a segunda maior prioridade. Por outras palavras, não vale a pena fazer isso se não melhorar o relacionamento de uma organização com os seus clientes.

3. Melhor tratamento de sinistros, ou então

Em 2023, a Lemonade chocou o setor de seguros com a notícia de que quebrou o recorde mundial ao liquidar um sinistro em dois segundos. Eles conseguiram isso através do uso de IA e aprendizado de máquina. E, embora essa não seja uma referência realista para a maioria do tratamento de sinistros, certamente mostra que as organizações de seguros devem oferecer uma experiência de sinistros melhor, mais inteligente e mais rápida para se manterem competitivas.

O processo de reclamações costuma ser a causa de frustrações e reclamações dos clientes. Muitas vezes é o único momento em que um cliente interage diretamente com seu corretor ou seguradora. Em 2024, veremos dois grupos de organizações: aquelas que utilizam a tecnologia para refinar os seus processos de sinistros e aquelas que começam a perder clientes.

4. Inovação e desenvolvimento de novos produtos de seguros

Nos últimos anos, o setor de seguros viu uma onda de produtos novos e de sucesso. Por exemplo, o seguro cibernético já foi estritamente de nicho, necessário apenas para empresas de tecnologia sofisticadas. Agora, é um requisito para uma ampla variedade de tipos de organização. O mesmo pode ser dito do seguro para animais de estimação, que agora atingiu bilhões em prêmios.

Oferecer produtos novos e exclusivos é uma estratégia eficaz para as seguradoras que buscam aumentar suas receitas e diversificar seus negócios. Em 2024, esta estratégia continuará, com o aumento da concorrência impulsionando a inovação dos produtos.

5. Guerra crescente pelos talentos do setor de seguros

Em 2023, empresas como Amazon, Alphabet e Microsoft despediram milhares de trabalhadores devido à “incerteza económica”. São muitos talentos em busca de trabalho e é uma oportunidade que as seguradoras não devem perder. Com a expectativa de que quase 400.000 pessoas se aposentarão do setor de seguros nos próximos anos, será crucial preencher essas funções críticas com novos talentos. E, no entanto, oito em cada dez millennials relataram não ter conhecimento das oportunidades de emprego na indústria. Isto se deve principalmente à reputação da indústria como antiquada.

Portanto, 2024 verá vagas de emprego significativas em nosso setor e também novos talentos disponibilizados por meio de demissões. A questão é quais organizações de seguros atrairão os melhores talentos, modernizando os seus negócios e adotando novas tecnologias.

6. Eventos catastróficos mais frequentes e graves

Inundações, furacões, deslizamentos de terra, calor extremo e outros eventos estão a tornar-se cada vez mais comuns e prejudiciais. Embora resultem em grandes sinistros e perdas para as seguradoras, também estão mudando a maneira como as pessoas pensam sobre seguros. Num mundo menos certo, os produtos de seguros – mesmo aqueles com prémios mais elevados – tornam-se mais atraentes.

Infelizmente, 2024 terá a sua quota-parte de catástrofes naturais, o que tornará o seguro e o estar segurado mais caro, mas também mais prudente.

7. O papel cada vez maior dos dados na avaliação de riscos

Agora, dezenas de novas empresas recolhem dados (de terceiros, imagens geoespaciais, imagens de drones, registos públicos e muito mais) e fornecem-nos a seguradoras, corretores e MGAs. Esses dados potencialmente valem a pena se você tiver as ferramentas e os recursos para usá-los adequadamente. O enorme volume desses conjuntos de dados dificulta a extração eficiente de insights acionáveis.

Em 2024, cada vez mais seguradoras farão parceria com a Insurtech

empresas por ajudarem a aproveitar os dados na avaliação de riscos, levando a decisões melhores e mais estrategicamente sólidas.

8. O fim da fase de lua de mel de fusões e aquisições

No ano passado, a onda de fusões e aquisições continuou enquanto as organizações de seguros se devoravam para impulsionar o crescimento. Tem sido emocionante, mas o que vem depois que o acordo for fechado?

2024 será o fim da lua de mel, quando as organizações recém-fundidas integrarão culturas, padronizarão tecnologia e fluxos de trabalho e todas as outras etapas para se tornarem uma empresa que opera a partir de uma única fonte de verdade.

9. A ascensão do SaaS vertical

As soluções legadas da Insurtech eram decididamente horizontais – projetadas para serem de tamanho único. Em outros setores, já vimos a popularidade de software feito sob medida para atender às necessidades de setores verticais muito específicos.

Em 2024, a revolução vertical irá realmente tomar conta da nossa indústria, à medida que cada vez mais software feito à medida demonstra o quanto as ferramentas digitais verdadeiramente personalizadas podem beneficiar uma empresa.

10. O contínuo aumento e adoção da IA ​​generativa

Em janeiro de 2023, o ChatGPT era o aplicativo de software de consumo que mais crescia na história, com mais de 100 milhões de usuários. 2023 viu o lançamento de vários produtos concorrentes, à medida que empresas e consumidores aprenderam o que todas essas ferramentas poderiam (ou não) fazer por eles.

Em 2024, estes produtos continuarão a tornar-se uma parte cada vez maior da forma como as empresas e as pessoas operam. À medida que essas aplicações continuam a melhorar, as seguradoras continuarão aprendendo como podem aproveitá-las para subscrição, tratamento de sinistros e muito mais.

Todos os sinais apontam para uma mudança significativa no setor de seguros este ano. Com tantas mudanças acontecendo tão rapidamente, é fácil ficar sobrecarregado. Lembre-se de que todas as indústrias passam por essas fases evolutivas.

As decisões que você tomar agora sobre sua seguradora se traduzirão em oportunidades reais de crescimento no futuro.. leia mais em Insurtalks 14/02/2024