Brasil pode entrar em um círculo virtuoso como não teve em anos, diz Ana Botín, do Santander
A presidente do conselho do Santander, Ana Botín, mostrou otimismo com a economia brasileira, que pode crescer 3% este ano. A executiva espanhola avalia que o País pode estar no caminho para entrar em um “círculo virtuoso” como não teve em muitos anos, em um ambiente de juros em queda e reformas andando, como a tributária.
A situação fiscal precisa ser resolvida no Brasil e outros países da América Latina, argumentou Botín, defendendo contas públicas mais equilibradas. Mas questionada sobre a declaração de Luiz Inácio Lula da Silva sobre o não cumprimento da meta de superávit zero em 2024, afirmou que a questão fiscal não pode ser olhada de forma isolada.
A confiança dos investidores no Brasil, disse Botín, vem de um balanço de fatores. Assim, é preciso colocar tudo em análise, como o crescimento da economia, reformas em andamento, avanços tecnológicos que permitiram o Pix e o compartilhamento de dados dos clientes dos bancos (Open Finance) e reformas microeconômicas, fora a matriz energética limpa e renovável. “Isso é uma vantagem enorme no mundo de hoje.” …. leia mais em broadcast 30/10/2023