BRF, Zamp, Soma: como as empresas sem controlador definido se tornaram alvo de fusões e aquisições
Segundo especialistas, tendência é de alta desse tipo de operação, feita por meio da compra ‘silenciosa’ de ações na bolsa.
As fusões e aquisições de empresas listadas em Bolsa sem controlador definido começam a virar tendência no mercado. Nos últimos meses, várias transações foram feitas por meio de compras silenciosas de ações ou fusão de companhias. A expectativa é que esse tipo de operação continue crescendo nos próximos meses, segundo profissionais do setor.
Entre os casos recentes, a aquisição do controle da Zamp, a dona do Burger King no Brasil, pelo fundo soberano de Abu Dhabi, Mubadala, é um exemplo de compras gradativas de ações na Bolsa. Fundos proprietários da XP também entraram na onda e compraram uma fatia de mais de 8% na Petz, tornando-se o segundo maior acionista da empresa.
Dois casos emblemáticos são da aquisição de 4,9% da Vale pela Cosan, envolvendo cerca de R$ 17 bilhões, e da tomada de controle da BRF pela Marfrig, por meio de compras de ações que duraram mais de um ano… Leia mais em estadao 13/03/2024