Fusões & Aquisições destaques do dia 13/03/2024

Resumo do dia: Mudança sobre ITCMD na reforma tributária & provoca corrida por planejamento sucessório; Santander  compra & 70% da América Gestão Serviços em Energia; Sonae adquire 80% de empresa & de produtos para animais de companhia, publicados no Portal de Fusões & Aquisições.

INSIGHT DO DIA: Humores & Rumores

Mudança sobre ITCMD na reforma tributária provoca corrida por planejamento sucessório – A aprovação da reforma tributária no Brasil está promovendo uma corrida dos contribuintes para fazer doações em vida e planejamentos sucessórios este ano. 2024 é visto como a última chance para aproveitar as regras vigentes do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) antes das mudanças já aprovadas pelo Congresso Nacional. Em média, o aumento das demandas nos grandes escritórios de advocacia, nesses primeiros dois meses do ano, é de 40%.  Com a aprovação da reforma, o ITCMD, que incide sobre heranças e doações, passará a ter, obrigatoriamente, no país inteiro, uma alíquota progressiva. Na prática, ela aumentará de acordo com o valor do patrimônio, o que trouxe preocupação especialmente para os mais ricos. O resultado disso poderá significar o dobro de imposto para patrimônios acima de R$ 9,9 milhões, em São Paulo, por exemplo. A movimentação nas bancas também está agitada porque a reforma tributária permitiu que os Estados cobrem o ITCMD sobre doações ou heranças provenientes do exterior. “Essas discussões fiscais aumentam mais a demanda justamente porque geram um impacto direto no bolso dos clientes”, diz o advogado Rafael Stuppiello de Souza, do Machado Meyer Advogados. A alíquota do ITCMD continua a variar entre 2% e 8% no país. Mas Estados como São Paulo, e outros que hoje têm alíquota fixa, terão que aprovar novas legislações para a cobrança progressiva. Em geral, essas reestruturações envolvem empresas familiares, segundo Botteselli. Nesses casos, se busca entender a estrutura familiar, os bens e empresas relacionados. Existe a possibilidade da chamada doação com reserva de usufruto – no qual o doador mantém os poderes políticos e financeiros do bem, enquanto estiver vivo. Esses contratos de doação, de acordo com Botteselli, normalmente, são acompanhados de cláusulas de inalienabilidade – o bem doado não pode ser vendido sem expressa anuência do doador, até sua morte. Também é possível incluir cláusula de incomunicabilidade – no qual o bem doado não integrará o patrimônio do cônjuge do sucessor – e cláusula de impenhorabilidade – para garantir que os bens doados não possam ser penhorados para quitar dívidas do sucessor. “Essas disposições conferem extrema segurança ao doador e ao patrimônio doado”, diz Bottesell. “Agora quem tem um poder aquisitivo nem tão relevante também faz testamento” — Giuliana Schunck.

Saiba quais são as mais recentes postagens de humores e rumores do mercado.

“DEAL” DO DIA

⇒ No Brasil

Santander (SANB11) compra 70% de companhia de gestão de energia e firma pé no segmento – O Santander Brasil informou que assinou contrato para a compra de uma fatia de 70% na América Gestão Serviços em Energia. Segundo o banco, a companhia possui uma carteira diversificada de clientes e uma vasta oferta de serviços, com mais de 20 anos de experiência no setor de energia. O Santander diz que a conclusão da operação estará sujeita ao cumprimento de determinadas condições suspensivas usuais em transações similares, incluindo a obtenção das autorizações regulatórias pertinentes. “O Santander Brasil manterá seus acionistas e o mercado”. Na semana passada, o Santander concluiu a compra de uma fatia de 65% na FIT Energia, que atua como um “marketplace” em que consumidores de baixa tensão (pessoas físicas, pequenas e médias empresas) podem adquirir energia a um preço mais barato do que no mercado regulado.

Sonae adquire 80% de empresa finlandesa de produtos para animais de companhia – A Sonae anunciou que concluiu “com sucesso” a oferta pública de aquisição (OPA) sobre o Musti Group, empresa finlandesa de produtos para animais de companhia, assegurando uma aquisição de 80,65% do capital da empresa num valor de 700 milhões de euros.
 “Estamos muito satisfeitos com o sucesso da Oferta. A aquisição da Musti está totalmente alinhada com a estratégia de crescimento da Sonae, dado que acelera a internacionalização do nosso portfólio para novos mercados através de empresas líderes em setores de elevado crescimento”, referiu Cláudia Azevedo, presidente da Sonae.

Saiba quais são as mais recentes Transações no Exterior

.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.