Segundo o Exame, a Cacau Show está avaliando a operação das franquias da Subway no Brasil. A rede de fast food, assim como Starbucks, Eataly e TGI Friday’s, tem a SouthRock como master franqueada no Brasil.

Caso seja concluída, a transação marcará a estreia da Cacau Show, a maior rede de chocolates do país, em uma nova área. A companhia já tem um setor de M&A e contratou a EY para prospectar novos negócios.

“Faz todo sentido a Cacau Show tocar essas operações”, disse ao Exame uma pessoa próxima às negociações, ressaltando a experiência do grupo de chocolates no varejo e na gestão de franquias.

De acordo com a publicação, a Cacau Show chegou, inclusive, a avaliar todo o negócio da SouthRock, mas o avanço das conversas foi impedido pela dívida alta. No entanto, operação da Subway, que foi poupada no pedido de recuperação judicial protocolado pela companhia nesta terça-feira (31), ainda seria um ativo atraente.

Cacau Show pode adquirir Subway no Brasil

Os direitos de operar a Subway foram comprados pela SouthRock em maio do ano passado. Atualmente, a matriz da empresa, assim como no caso da Starbucks, está tentando retormar esta licença.

As duas situações, contudo, não são iguais, uma vez que, na rede de cafeterias, a SouthRock opera com lojas próprias. Já no Subway, apenas cinco unidades são de propriedade da empresa, enquanto mais de 2 mil lojas pertencem a franqueados que, antes da aquisição, já mantinham uma relação direta com a matriz.

“Para os franqueados mudaria apenas a gestão. No dia a dia, pouco muda”, disse uma fonte que conhece a companhia ao Exame.

Esse é um dos motivos para que a Subway tenha sido excluída do pedido de recuperação judicial, processo que poderia emperrar a transação. Ainda assim, foram incluídos no processo diversos avais em dívidas para a rede de fast food por parte da SouthRock.

Procurada pelo Exame, a Cacau Show afirmou que “não vai se pronunciar neste momento sobre o tema”. Já a matriz do Subway não respondeu o pedido de comentários… leia mais em Administradores 03/11/2023