Após um mercado lento em 2023, os volumes de fusões e aquisições devem aumentar à medida que os patrocinadores se tornam mais ativos, enquanto as empresas continuam a alavancar seus balanços saudáveis em busca de transações estratégicas. Com expectativas crescentes de cortes de taxas e um desembarque suave nos EUA e pressão saudável dos ativistas, 2024 pode se tornar um ano sólido para o mercado, de acordo com os insights de mercado da equipe Global de M&A do Investment Bank Barclays, do Reino Unido.

Em 2023, a atividade global de fusões e aquisições diminuiu para o nível mais baixo em quase 10 anos, à medida que aumentos agressivos das taxas, tensões geopolíticas, alta inflação e uma crise bancária deprimiram o sentimento do CEO. Mas quando o quarto trimestre começou, o mercado começou a ter uma imagem mais clara da provável trajetória das taxas, provocando uma recuperação notável na atividade de negócios e um retorno à confiança.

À medida que o ano continua, a recuperação de fusões e aquisições provavelmente será caracterizada por cinco tendências principais:

  1. As empresas continuarão a ser ambiciosas
  2. Os patrocinadores se tornarão mais ativos
  3. O corte de taxas e as expectativas de pouso suave estão impulsionando a confiança do CEO
  4. “Players” aceitarão alguma incerteza regulatória e política
  5. Ativistas catalisarão atividades adicionais de fusões e aquisições

Leia mais em barclays 08/03/2024