Frank Roe é CEO da SmartBear, fornecedora de desenvolvimento de software e ferramentas de visibilidade. A empresa completou oito aquisições em menos de cinco anos.

(M&A) têm sido uma força motriz para empresas que buscam crescimento exponencial, conquistando participação de mercado e criando valor para os acionistas. A história mostra que estratégias de M&A bem executadas podem ser transformadoras e gerar resultados impressionantes.

Por exemplo, a aquisição da Pixar pela Disney em 2006 revitalizou as fortunas da gigante da animação, embora os analistas de mercado estivessem céticos quanto a esse movimento quando foi anunciado. Em uma conversa com a CNBC 15 anos depois, Bob Iger afirmou que talvez tenha sido a melhor decisão de aquisição durante seu tempo na Disney. “Isso nos colocou no caminho para alcançar o que eu queria alcançar, que é a escala quando se trata de contar histórias”, foram suas palavras exatas.

Mas o casamento Disney-Pixar não é o único que provou ser um enorme motor de crescimento. A compra do Instagram pelo Facebook em 2012 permitiu que o gigante da mídia social dominasse o espaço de compartilhamento de fotos. Existem muitos exemplos na história das empresas em todo o mundo.

Mas nem tudo são flores no mundo das fusões e aquisições. É uma decisão complexa e substancialmente arriscada, não para os fracos de coração. É essencial abordar a decisão e o processo com diligência e premeditação.

Ao longo dos anos, com experiência navegando no complicado mundo de fusões e aquisições, incluindo oito aquisições apenas nos últimos anos, construí cinco elementos indispensáveis ​​a serem considerados para uma jornada bem-sucedida de fusões e aquisições.

Desvendando o código de M&A: 5 fatores que podem fazer (ou quebrar) um negócio

Esteja atento às sinergias de receita

Um dos fatores críticos de uma aquisição bem-sucedida é a capacidade de obter sinergias de receita. No entanto, o mais importante é não presumir que essa sinergia ocorrerá automaticamente apenas porque parece viável.

Tomar uma decisão sobre o potencial de receita consolidada após a M&A envolve analisar cuidadosamente o potencial de crescimento e obter visibilidade clara sobre como maximizar a sinergia. Considere adquirir empresas com alta velocidade de vendas e potencial de crescimento exponencial para maximizar o sucesso. Analise as ofertas de produtos, a base de clientes e os canais de vendas do alvo para identificar oportunidades de vendas cruzadas, vendas adicionais e expansão de mercado.

Por exemplo, em 2015, o PayPal adquiriu a Braintree, uma empresa de pagamentos proprietária do serviço de pagamento móvel Venmo. Foi uma jogada estratégica e sábia em um momento em que os pagamentos digitais estavam decolando em todo o mundo. Agora, em 2023, o PayPal conta com a Venmo para impulsionar a adoção e o uso dos serviços de pagamentos digitais da empresa. As duas operações devem convergir no próximo ano. Essa aquisição permitiu que o PayPal explorasse o crescente mercado de pagamentos ponto a ponto e fortalecesse seus fluxos de receita.

Não deixe a refatoração jogar água fria em sua estratégia de entrada no mercado

Os CEOs de tecnologia geralmente cometem o erro de presumir que um produto se integrará perfeitamente à pilha de tecnologia existente, especialmente em uma aquisição antecipada. No entanto, isso pode não ser sempre o caso.

Antes de tomar sua decisão sobre a aquisição, reserve um tempo para avaliar a estratégia de entrada no mercado (GTM) da empresa-alvo e a facilidade de encontrar, comprar e implantar seus produtos. Concentre-se em criar uma nova versão integrada no futuro para ter uma pista mais longa para resolver quaisquer problemas. Isso permite que clientes e funcionários vejam um roteiro para o sucesso futuro… leia mais em Teg6 11/05/2023