Em meio à guerra das bandeiras, vale tudo para conquistar um novo espaço na preferência do cliente. Em junho, a Visa bateu a Mastercard e comprou a brasileira Pismo por US$ 1 bilhão em dinheiro. A Pismo é uma plataforma especializada em processamento de emissões para clientes por meio de APIs (sigla em inglês para aplicativos ou softwares que interconectam sistemas) em nuvem, e permitirá à Visa fornecer suporte e conectividade para Pix, por exemplo.

Já a Mastercad tem anunciado parcerias que vão de multinacionais, como a Amazon – que em agosto lançou seu primeiro cartão de crédito no Brasil, junto com o Bradesco,– – a governos e empresas como a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), que desde junho oferece pagamento por aproximação nos ônibus ……..

Digitalização e aquisições ampliam competição entre as bandeiras

Segundo estatísticas do Banco Central (BC), atualmente 57% dos cartões de crédito ativos no Brasil são da Mastercard. A empresa vem em ritmo de aquisições acelerado desde 2017. Naquele ano, comprou a Brighterion, plataforma de inteligência artificial e machine learning focada em mitigar fraudes em instituições financeiras, comércios e saúde, e a NuData Security, solução de biometria. Em 2020, adquiriu a Finicity, provedora de acesso em tempo real a dados e insights financeiros líder na América do Norte, e, em 2021, arrematou a Ekata, no Brasil, solução que faz validação dos dados de identidade, e a Aiia, provedora europeia de tecnologia de open finance que oferece conexão direta a bancos por meio de uma única API. “Investimos US$ 5 bilhões em 15 aquisições nos últimos anos. Olhamos empresas que têm capacidade de oferecer serviços globais porque operamos em mais de 200 países”, observa Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil…. leia mais me Valor Econômico 21/08/2023