Holding de propriedade da família Batista, a J&F Investimentos propôs devolver à Paper Excellence (PE) os recursos que recebeu da sócia pela compra de 30,5% da Eldorado Brasil e assumir novamente essa participação, desde que seja realizado o cancelamento voluntário da transação acertada em setembro de 2017.

De acordo com informações do jornal Valor Econômico, a PE atualmente possui 49,41% da companhia brasileira e luta para assumir seu controle em um litígio há mais de cinco anos. A empresa desembolsou cerca de R$ 3,8 bilhões para chegar a essa posição, comprando inicialmente parte da fatia dos Batista (30,5%), mais 17,06% que eram de Petros e Previ e 1,96% do FIP Olímpia, de José Carlos Grubisich. A J&F ainda controla a Eldorado, com 50,59% das ações.

Família Batista propõe recompra de 30 5% de empresa

A proposta foi feita na última sexta-feira (27) em uma ação civil pública hoje movida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul, que pede a nulidade da transação. Segundo o MPF, por ser de capital estrangeiro, a PE precisaria ter o aval do Congresso Nacional e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para concretizar o negócio.

No entanto, a PE reiterou seu interesse no negócio. A empresa disse que permanece interessada nas operações industriais da Eldorado no país e não nas terras. Além disso, propôs converter todos os contratos de arrendamento em contratos de parceria agrária.

As duas propostas, da J&F e da PE, foram recusadas, e o MPF manteve a recomendação de que a operação de compra e venda seja desfeita. A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo dará sequência ao julgamento, que já tem dois votos favoráveis à PE, em 20 de dezembro… leia mais em BNews 31/10/2023