Maior conflito empresarial em curso no Brasil, a disputa entre J&F Investimentos, holding dos Batista e dona da JBS, e Paper Excellence, do empresário indonésio Jackson Wijaya, pela produtora de celulose Eldorado pode se tornar também um dos mais longos da história.

Entre o contrato de compra e venda firmado em setembro de 2017, que avaliava a companhia em R$ 15 bilhões, e os últimos desdobramentos, há capítulos e acusações de todas as naturezas de parte a parte.

J&F e Paper fecharam o acordo de compra e venda de 100% da Eldorado em setembro de 2017, desbancando uma proposta da Arauco, de R$ 14 bilhões. Os chilenos já estavam em negociações exclusivas com a holding dos Batista. A Eldorado tem uma fábrica em Três Lagoas (MS).

J&F e Paper Excellence duelam há mais de cinco anos pela Eldorado

Ficou acertado que a aquisição se daria em diferentes etapas e a transferência do controle ocorreria em até 12 meses, mediante a liberação de garantias de dívidas contratadas pela Eldorado. Entre junho e julho de 2018, tornou-se público que compradores e vendedores estavam se desentendendo sobre o negócio.

A Paper passou a acusar a agora sócia de obstruir a liberação das garantias, enquanto a J&F alegava que a Paper não tinha os recursos necessários para consumar a compra de 100% da produtora de celulose….. leia mais em Valor Econômico 06/03/2024