Embora a quantidade de capital de risco atribuído aos fornecedores de segurança cibernética tenha diminuído no ano passado, o número de rodadas aumentou. Isto sugere que os financiadores não estão tanto a irritar a indústria, mas sim a restringir os níveis de investimento para minimizar potenciais perdas.

A diminuição do financiamento segue diversas tendências negativas em todo o setor, incluindo demissões que atingiram o setor ao longo de 2023 e temores ainda não materializados de uma recessão que levou as organizações a adiar os gastos.

Apesar dessa perspectiva negativa, a IDC espera que os gastos com segurança global aumentem 12%, para US$ 219 bilhões em 2023, e cresçam para quase US$ 300 bilhões em 2026.

Financiamento cibernético e fusões e aquisições caem em 2023

As maiores rodadas de financiamento em 2023 foram para SandboxAQ, Netskope, Wiz e Cato Networks, de acordo com Pinpoint.

As fusões e aquisições também caíram, com o volume monitorado pelo Pinpoint caindo 20%, de 114 transações em 2022 para 91 em 2023.

“No geral, os profissionais do setor de segurança cibernética têm motivos para estar otimistas”, disse Mark Sasson, fundador e sócio-gerente do Pinpoint Search Group, em comunicado. “Embora a indústria tenha enfrentado dificuldades reais em 2023, a demanda por soluções de segurança continua a crescer. O impacto sobre os profissionais da área dependerá da rapidez com que os investidores e fundadores puderem fazer a transição da inovação em estágio inicial para o crescimento.”… leia mais em Cybersecurity Dive 11/01/2024