O grupo Marista – dono da editora de livros didáticos FTD, da PUC-PR e dos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário, em Curitiba – pretende montar um corporate venture capital (CVC) para investir em startups de educação e saúde. O grupo também planeja ofertar novos serviços como consultoria, gestão de escolas, formação de professores, entre outros. A ideia é aproveitar o relacionamento que o grupo já tem com esses públicos por meio de sua editora e universidade.

Neste ano, o grupo Marista deve encerrar com receita líquida de R$ 2,8 bilhões, o que representa alta de 25% sobre 2023. Deste montante, R$ 1,5 bilhão vem da FTD, uma das líderes do segmento de livros escolares com participação de 29% de mercado (considerando faturamento) e 1,5 milhão de alunos atendidos. As novas iniciativas ocorrem após mudanças promovidas em 2023.

Grupo Marista terá fundo para startups
Freepik

O grupo nomeou um novo presidente, Maurício Zanforlin, e as escolas de educação básica foram segregadas para uma nova rede chamada Marista Brasil, que passa a abrigar os 21 colégios da bandeira Marista, quatro da marca Champagnat e as 18 escolas sociais que atendem gratuitamente alunos de baixa renda… leia mais em Valor Econômico 15/01/2024