A primeira Sociedade Processadora de Ordem do Cliente (Spoc) recebeu autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para iniciar as operações dentro do projeto deopen insurance”, o ambiente de compartilhamento de dados e transações de seguros capitaneado pela autarquia. A Guru Spoc, fundada por Cassio Amaral e Antonio Cassio, tem como meta acoplar à plataforma mais de 25 mil corretores e gerar receita superior a R$ 200 milhões nos próximos cinco anos.

As Spoc são um novo tipo de participante do mercado de seguros brasileiro criado no âmbito do open insurance. Esse tipo de intermediador funciona como uma “camada” agregadora de base tecnológica criada para aproximar corretores, consumidores, seguradoras e todo o ecossistema do novo ambiente de compartilhamento.

Segundo Amaral, “quando a fase três do open insurance começar, as Spoc vão “ser um empoderador do corretor”. Conforme o sócio da Guru, a plataforma vai “estender o horizonte do corretor que poderá vender outros produtos tanto de seguros quanto financeiros e ampliar sua atuação no mercado para além do que faz hoje”.

A Guru Spoc vai oferecer, em um primeiro momento, ferramentas como carteira digital de seguros, consultas e comparações de produtos de seguro, planos de previdência e títulos de capitalização, além de agregar soluções de inteligência artificial disponíveis aos corretores. Conforme Amaral, a nova figura vai atuar “como uma espécie de provedor de utilidades, no modelo B2BC, apoiando assim a transformação digital da indústria”.

O sócio da Guru compara as Spoc a plataformas de delivery ou de produtos financeiros e de investimentos. “A diferença no caso do setor é que o corretor vai acessar a plataforma e oferecer as soluções a sua base de clientes. O open insurance sem o corretor não consegue decolar, porque os produtos são mais sofisticados e de gestão complexa. Então precisa do intermediário. O aporte tecnológico que queremos fornecer como IA e análise de dados vai catalisar inovações na intermediação.”

Conforme Amaral, a partir de maio a Guru terá uma versão “beta”, de testes, e a adesão será gratuita. “No nosso modelo nós ganhamos por transação”, diz o sócio da Spoc. A B3 vai fornecer a infraestrutura tecnológica.

Com a autorização da Susep, a Guru Spoc se prepara para a fase três do open insurance, que deve entrar em obrigatoriedade a partir de junho deste ano, quando os consumidores poderão acessar o serviço e realizar transações.

Além de agregador, comparador, IA e análise de dados, a Guru vai oferecer um módulo de educação financeira para corretores e clientes. “Isso para ajudar a alavancar ainda mais a evolução do ecossistema”… leia mais em Valor Econômico 13/03/2024