“Logo veremos duas ou três fintechs no grupo S1, com status de banco grande. Este é nosso sonho”. A previsão foi feita por Otávio Ribeiro Damaso, diretor de Regulação do Banco Central, durante evento para comemorar os cinco anos de vida da registradora CERC, nesta sexta-feira (6/10) em São Paulo.

Damaso diz que a primeira tentativa do Brasil de aumentar a competição no mercado financeiro foi incentivar a entrada para bancos de varejo estrangeiros, no final dos anos 1990. Eles chegaram querendo conquistar espaço literalmente, abrindo milhares de agências, o que não deu muito certo – a maioria bateu em retirada alguns anos depois.

Nos últimos dez anos, principalmente desde 2015, as fintechs vêm transformando de fato a cara do sistema financeiro nacional, mesmo sem abrir uma agência sequer: já temos mais de 100 fintechs de crédito preenchendo nichos onde os bancos antes não entravam, isso sim aumentou a competição”, disse.

Investimento em fintechs segue elevado

Dez anos das fintechs

No dia 9/10, a aprovação da Lei 12.865 faz 10 anos. Foi ela que regulamentou as atividades dos arranjos e instituições de pagamento, e permitiu o desenvolvimento das fintechs no país...Leia mais em fintechsbrasil 06/10/2023