A Lopes acaba de fechar uma parceria comercial com o QuintoAndar, um movimento que aproxima uma das maiores imobiliárias do Brasil de uma das startups que mais tentou ‘disruptar’ o setor.

O acordo não envolve nenhuma transação societária — mas naturalmente, o mercado vai especular se este não é um primeiro passo para uma fusão entre as duas empresas num momento desafiador do mercado imobiliário.

A parceria se restringe ao compartilhamento de dados cadastrais de imóveis prontos que estão à venda e de imóveis disponíveis para locação nas plataformas das duas empresas.

Em outras palavras: os imóveis originados pelo QuintoAndar, a startup de Gabriel Braga e André Penha, poderão ser visualizados na plataforma da Lopes — e vice-versa.

O acordo inclui um revenue share. Se o QuintoAndar originar um imóvel, por exemplo, mas a venda acabar acontecendo na Lopes, as duas empresas vão dividir a receita com a comissão.

Lopes e QuintoAndar fecham parceria

A Lopes ainda não tem uma projeção de quanto a parceria pode adicionar em vendas, já que o mercado é muito cíclico e passa por um momento de baixa com a Selic a 13,75%, custos de construção lá em cima e crédito imobiliário mais restritivo, “mas acreditamos que esse tipo de parceria potencializa o negócio e os membros da rede,” Matheus Fabricio, o RI da companhia, disse ao Brazil Journal. “Com certeza vai ajudar a termos um melhor resultado que o mercado, ganhando market share.”

Questionado se a transação poderia ser um primeiro passo para uma fusão, Matheus disse que “não houve e não há nenhum tipo de negociação nesse sentido.

“É só uma parceria comercial mesmo, para favorecer a jornada do comprador e vendedor e aumentar o volume de negócios das duas empresas.”

Segundo o executivo, as discussões sobre a parceria começaram em meados do ano passado, ainda que as duas empresas já tivessem uma relação “harmoniosa” antes.

Matheus disse que o contexto macro não influenciou na decisão de unir forças, que teve a ver com a visão que as duas empresas compartilham sobre o futuro do mercado.

“O mercado tem que ser mais colaborativo, para dar facilidade ao comprador e ao vendedor na transação e para que os corretores consigam acessar o portfólio com mais facilidade. Em boa medida, temos uma visão parecida, apesar estratégias diferentes,” disse ele.

Inicialmente, a parceria terá duração de um ano e estará restrita às regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A parceria vai criar um dos maiores bancos de imóveis do Brasil, com mais de 400 mil imóveis listados — 250 mil da Lopes e 150 mil do QuintoAndar. Os sites das duas empresas recebem 30 milhões de acessos por mês…. leia mais em Brazil Journal 15/03/2023