Enquanto uma desaceleração econômica pesa sobre as fusões e aquisições há quase um ano, vários eventos negativos no setor de tecnologia nos últimos meses tornaram o futuro ainda mais incerto para as empresas dessa área.

Algumas grandes empresas de tecnologia como Google, Amazon, Microsoft e Zoom estão demitindo milhares de trabalhadores – devido a uma confluência de fatores, incluindo taxas de juros mais altas, inflação e uma reversão talvez inevitável após a pandemia de contratações. Enquanto isso, o colapso do Silicon Valley Bank e uma retração dos investidores capitalistas de risco tornaram as coisas mais difíceis para empresas menores e startups.

Assim como o resto do mercado, o setor de tecnologia de médio porte está se recuperando da montanha-russa dos últimos anos.

Comparado com o início de 2022, o início de 2023 foi tranquilo na frente de negócios. O número de negócios de tecnologia de médio porte em janeiro de 2023 foi de apenas 11, em comparação com 48 em janeiro de 2022, de acordo com a Refinitiv . Embora alguns observadores do setor digam que as coisas estão começando a melhorar, poucos esperam um retorno aos níveis de 2021 e início de 2022. “Não é nenhuma surpresa que a negociação tenha diminuído consideravelmente”, diz Justin Loeb, diretor da Clearsight Advisors , uma subsidiária da Regions Financial Corporation. “As taxas de juros aumentaram e o custo do capital em geral está mais caro, o que torna mais difícil fazer uma compra alavancada tradicional.”

Ainda assim, investidores, empresas e consultores de tecnologia estão encontrando maneiras de negociar, concentrando-se na devida diligência e escolhendo pontos positivos no setor. Investidores estratégicos, em particular, estão em uma posição mais forte para fazer negócios quando podem financiá-los com dinheiro e sem financiamento de dívida, o que é mais difícil de conseguir no atual ambiente de mercado.

Os investidores estratégicos estão em uma posição mais forte para fechar negócios quando podem financiá-los com dinheiro.

M&A de tecnologia se ajusta a um novo normal

Interesse Estratégico

Várias fontes dizem ter visto um aumento do interesse de compradores estratégicos nos processos de venda. “É verdade que os preços das ações caíram e os conselhos podem estar hesitantes, mas muitas empresas ainda têm muito dinheiro em seu balanço e querem comprar crescimento”, diz Pete Dalrymple, diretor administrativo e codiretor de banco de investimento em tecnologia da William Blair . “Os estratégicos estão jogando um jogo muito mais longo do que a maioria dos investidores de PE – eles pensam no mundo em um horizonte de tempo de 10 a 25 anos e podem fazer apostas de prazo mais longo.

Em junho de 2022, William Blair aconselhou a Brightly Software, líder em software de gerenciamento de manutenção e ativos baseados em nuvem, em sua venda para a Siemens, uma empresa de engenharia alemã de capital aberto. “A Siemens conseguiu pagar um preço de compensação de mercado por uma empresa de software altamente estratégica que transformará o perfil da Siemens nos próximos 30 anos”, diz Dalrymple. A Siemens comprou a empresa por US$ 1,58 bilhão, de acordo com um comunicado de imprensa da Brightly Software.

“Vimos um ressurgimento de fusões e aquisições de adquirentes corporativos de grandes empresas estratégicas”, observa Loeb. “Muitos deles estão vendo a incerteza como uma razão para encontrar alguns ‘negócios’ de uma perspectiva de valor. A maioria das estratégias com as quais trabalhamos na economia do conhecimento pode usar o dinheiro disponível ou uma facilidade de dívida existente para financiar um negócio. Em 2021 e 2022, as plataformas de private equity dominaram os fechamentos de negócios. Agora parece que muitos clientes estão obtendo a aparência mais forte de estratégias ou estão sendo avaliados como complementos para plataformas de PE existentes.”

Em fevereiro de 2023, a Clearsight assessorou a empresa de engenharia digital e de dados Hexacta em sua venda para a GlobalLogic, bem como a empresa de consultoria em ciências da vida Bionest Partners em sua venda para a Accenture. Em novembro de 2022, a Clearsight assessorou a consultoria de transformação digital AustinCSI em sua venda para a Cognizant.

Para investidores de private equity, o foco em add-ons é uma maneira igualmente confiável de agregar valor às empresas de seu portfólio existente no ambiente atual. “Em um clima de incerteza, estamos tentando ser cuidadosos e intencionais ao usar a alavanca de fusões e aquisições em nosso portfólio”, diz EJ Whelan, diretor-gerente da empresa de private equity Berkshire Partners. “Sempre fomos gananciosos, mas hoje essa é uma abordagem ainda mais predominante. Podemos ser oportunistas quando as expectativas de avaliação se alinham – se houver empresas que estão queimando dinheiro e batendo em uma parede, pode haver oportunidades de trazê-las para nossas plataformas e realmente fazer 1 + 1 = 3 ou 4.” Por exemplo, a Berkshire investiu na Tango, fornecedora líder de gerenciamento de ciclo de vida de loja baseado em nuvem e software de gerenciamento de local de trabalho integrado, como uma empresa de plataforma em 2021. Seis semanas após esse investimento, em janeiro de 2022, a Tango adquiriu a AgilQuest, líder em soluções flexíveis e agendamento de local de trabalho híbrido.

Um foco na due diligência

Em um ambiente mais arriscado, a devida diligência assume importância adicional para investidores de todos os tipos. “Seja você um comprador estratégico ou de private equity, você quer ter certeza de que, se fechar um negócio, fez toda a diligência necessária, porque este pode ser um ambiente de mercado complicado e você não quer acabar com surpresas após o fato”, diz Dalrymple.

A segurança cibernética é uma área de foco. “Estamos vendo um rápido aumento nas ameaças à segurança cibernética, resultando em um aumento no número de violações que acarretam custos monumentais para as organizações.

Tornou-se crítico para um adquirente avaliar a postura de segurança cibernética do alvo em vários vetores de ameaças e o nível de maturidade do programa de segurança cibernética”, observa Vik Sharma, diretor administrativo da William Blair . Consequentemente, tem havido uma maior ênfase na diligência tecnológica no que se refere à segurança e às violações.

“Se houver um hack ou outro problema, toda a empresa pode cair. É importante ser proativo em vez de reativo quando se trata de segurança cibernética no ambiente atual”, diz Shawn Flynn, diretor do banco de investimentos Global Capital Markets .

“É importante ser proativo em vez de reativo quando se trata de segurança cibernética no ambiente atual.” Shawn Flynn – Mercados de Capitais Globais

Os investidores também estão gastando mais tempo analisando os organogramas durante a devida diligência, diz Flynn. “Quem foi contratado antes da pandemia, quem foi contratado durante a pandemia, quantos trabalhadores eram e são remotos? Como é a cultura e quão coesos são os funcionários?” ele adiciona. “Existe a preocupação de que os laços emocionais não sejam tão fortes quanto eram antes do COVID e que os funcionários não permaneçam após uma transação como resultado.”

Os pipelines de vendas são outra área de foco para potenciais compradores no espaço tecnológico. “Em um ambiente onde ninguém tem certeza se estamos ou possivelmente entraremos em uma recessão, os compradores estão limpando os canais de vendas com muito mais rigor do que no passado”, diz Dalrymple. “Os compradores estão dizendo: ‘Se você quer que paguemos um preço de compensação de mercado, tudo bem, mas com ventos contrários, precisamos ter certeza de que o negócio atingirá seus números.’ Isso significa observar as projeções de vendas, a qualidade do lead, as tendências históricas do orçamento e a qualidade das equipes de gerenciamento de vendas da empresa para garantir que os números sejam entregues.”

Expectativas de avaliação

A maioria dos compradores está cada vez mais consciente de que as condições macroeconômicas sempre podem piorar. Onde as avaliações são mais baixas, parte disso se deve ao fato de os compradores darem menos peso aos números projetados pelos vendedores. “Ficou mais difícil obter crédito para a receita do ano inteiro de 2023 ou múltiplos EBITDA. Em vez disso, os compradores estão fazendo avaliações com base no LTM (últimos 12 meses) e 2022. Isso difere de dois anos atrás, quando muitos compradores deram algum crédito para os números do ano inteiro, apesar de terem sido apenas parcialmente durante o ano ”, diz Loeb.

As expectativas de avaliação de compradores e vendedores ainda estão se nivelando à medida que o mercado se ajusta a um novo normal. “Quando há uma desaceleração do mercado, ela atinge primeiro as pessoas que estão avaliando as empresas — os compradores — e depois os vendedores”, diz Loeb. Muitos vendedores estão baseando as expectativas de avaliação no mercado altista de 2021, enquanto os investidores estão considerando o aumento do custo de capital e o maior risco no ambiente atual.

Dito isso, há sinais de que esse abismo está se estreitando. “No ano passado, vimos grandes lacunas entre as expectativas do comprador e do vendedor”, diz Phil Meicler, sócio da Bain Capital Tech Opportunities , que fechou seu segundo fundo em fevereiro com US$ 2,4 bilhões. “Houve um número razoável de empresas que saíram para testar o mercado, mas poucas transações foram concretizadas. Agora, estamos vendo mais vendedores dispostos a reduzir as expectativas. A lacuna não diminuiu totalmente, mas parece que está começando a diminuir um pouco mais.” Em abril, a Bain Capital Tech Opportunities anunciou um investimento minoritário na plataforma de trabalho de conhecimento habilitada para IA iManage.

Algumas empresas que estão em um subsetor atraente ou com bom desempenho, apesar das probabilidades, ainda conseguem pontuar altas avaliações. Por exemplo, a Clearsight representou recentemente vários mandatos de venda nos mercados finais de serviços farmacêuticos e serviços de transformação digital que venderam para adolescentes com mais de 20 vezes o EBITDA, dependendo da transação. “Esses estão na faixa que esperávamos em 2021”, diz Loeb.

Oportunidades em setores selecionados

Embora haja muita cautela entre os negociadores, o mercado de hoje pode oferecer oportunidades para os tipos certos de negócios, especialmente devido à quantidade de pó seco ainda disponível.

“Se você é um negócio que está tendo um bom desempenho em um setor de alto crescimento habilitado para tecnologia, seja de propriedade do fundador ou apoiado por PE, todos estão prestando atenção”, diz Loeb. Ele aponta para serviços farmacêuticos, serviços de transformação digital e escritório do software CFO como exemplos de setores onde as avaliações se mantiveram estáveis.

Embora os primeiros dois meses do ano tenham sido mais lentos, alguns profissionais de M&A viram os negócios começarem a aumentar no início do segundo trimestre de 2023. “Certamente há muita demanda reprimida. Foi um início de ano mais lento. Tínhamos muitas grandes empresas esperando nos bastidores, mas agora parece que é hora de tomar fôlego”, diz Dalrymple, de William Blair. No momento da redação deste artigo, em abril, a empresa havia assinado nove acordos nas últimas seis semanas em diferentes bolsões de tecnologia, incluindo a assessoria da Five Arrows, o braço de ativos alternativos da Rothschild & Co., na aquisição do software de educação especial n2y.

Esperando ansiosamente

Para os investidores, impulsionar a lucratividade nas atuais empresas do portfólio é fundamental, principalmente devido ao aumento das taxas de juros. Um mercado de trabalho mais apertado e demissões de grandes empresas de tecnologia oferecem oportunidades para empresas menores captarem e reterem grandes talentos. “Temos empresas lucrativas com balanços fortes. O abrandamento do mercado de trabalho é uma oportunidade para incorporarmos em nossas organizações talentos que podem estar disponíveis e não estavam antes”, diz Meicler.

O mercado em baixa também se traduz em um ambiente desafiador de captação de recursos para os investidores. Em tal clima, no entanto, “os investidores precisam colocar pontos no tabuleiro. Para captar novos recursos, eles precisam comprar ou vender empresas”, observa Dalrymple.

Isso, além dos estoques consideráveis ​​de pólvora de private equity, significa que os negócios ainda serão fechados.

“Neste ponto, a tecnologia nunca vai desaparecer”, diz Dalrymple. “É absolutamente crítico para a maneira como vivemos nossas vidas e para o funcionamento da economia global”… leia mais em Middle Market Growth 12/07/2023