Se você falar com muitos investidores no “early-stage”, eles dirão que agora estão vivendo em dois mundos diferentes como mostra um relatório do PitchBook sobre “valuations” desses negócios.

Parte do dia deles é preenchido com apresentações de revisão de startups que mostram o potencial emocionante da inteligência artificial generativa, e a outra parte é gasta ajudando suas empresas de portfólio existentes a sobreviver à recessão.

Avaliações pre-money medianas em estágio inicial de IA generativa em comparação com as demais startups

Essa dicotomia entre a IA generativa e todas as outras startups é evidente nos dados de avaliação.

Em comparação com 2022, as avaliações medianas pré-dinheiro para rodadas em estágio inicial de empresas de IA gerativas aumentaram 16% até agora este ano, de acordo com dados do PitchBook. Enquanto isso, os preços de todas as outras startups que aumentam uma Série A ou Série B caíram quase 24%.

“A bifurcação é enorme”, disse Sundeep Peechu, sócio geral da Felicis Ventures. “Há uma euforia geral que, ‘uau, a IA generativa tem potencial revolucionário.'”

Algumas startups de IA gerativa sem receita agora podem aumentar as rodadas da Série A com avaliações de cerca de US$ 250 milhões, de acordo com Peechu.

Yash Patel, sócio geral da Telstra Ventures, disse que as melhores startups da Série A poderiam comandar uma avaliação anual de receita recorrente de 10x, mas ele está vendo cada vez mais startups em estágio inicial levantando capital em avaliações que são apenas 5x a ARR dos próximos 12 meses….. Leia mais em pitchbook 22/05/2023