De muitas startups apoiadas por capital de risco para abrir o capital está começando a doer.

Os financiadores de fundos de risco estão cada vez mais desconfiados de colocar mais capital para trabalhar no cenário de startups sem receber parte de seu dinheiro anterior; mas com IPOs não esperados para mais trimestres, e o acúmulo de startups com preços ricos se estendendo à distância, há pouco esperado na forma de alívio no horizonte.

Mas isso não significa que alguns as empresas não estão abrindo o capital. Eles são! E algumas das novas entidades públicas são até financiadas por empresas de capital de risco ou, pelo menos, vestidas com a linguagem das empresas de tecnologia. Seus IPOs foram um sucesso esmagador. Isso é um tanto constrangedor para o que poderíamos chamar de tradicional centro de tecnologia e startups: as empresas de software.

A estonteante oferta pública Cava (fast casual food de apoio privado com elementos de comércio eletrônico) foi acompanhada esta semana pela estreia da Oddity Tech, uma empresa focada em beleza que grita sobre o uso de ferramentas tecnológicas modernas para criar seus produtos. Oddity, como Cava, precificou acima de sua faixa de preço IPO final e disparou mais alto na sequência do início do comércio.

Os IPOs assassinos das empresas de tecnologia

Comida? Beleza? Certamente, essas são categorias de produtos de consumo que constroem grandes marcas, grandes negócios e fluxo de caixa significativo em determinadas circunstâncias. Mas eles não são, você sabe, qualidade tecnológica em seu crescimento e margens brutas, certo?

Tenho notícias para você.

Talvez haja algo na conversa intra-tecnologia hoje perguntando por que as empresas de software não são mais lucrativas. Afinal, se você tem uma receita recorrente de alta margem e não consegue equilibrar os livros, você realmente entende de negócios?

Lições, aprendizados

Há uma discussão em tecnologia de que a ideia de que as empresas de software crescerão e se tornarão cada vez mais lucrativas ao longo do tempo é pelo menos parcialmente incorreta. Enquanto as empresas mais valiosas do mundo vendem produtos de software, as empresas menores que vendem acesso a produtos SaaS geralmente não são lucrativas e não conseguem demonstrar verdadeiramente a alavancagem operacional… leia mais em Teg6 20/07/2023