[playht_player width=”100%” height=”90px” voice=”pt-BR_IsabelaV3Voice”]

A Petrobras deve anunciar ainda nesta sexta-feira (22) o início das negociações para recomprar a Refinaria de Mataripe, na Bahia, que em 2021 foi vendida para o Mubadala Capital, subsidiária de gestão de ativos do fundo soberano de Abu Dhabi. A informação é do colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”.

O movimento seria mais um passo na política de reestatização da área de refino da Petrobras, o que corrobora o discurso do presidente da companhia, Jean Paul Prates, desde que assumiu a presidência da estatal.

Mataripe tem capacidade de processar cerca de 300 mil barris de petróleo por dia (bpd/dia), o que corresponde a 14% da capacidade total de refino do Brasil.

Petrobras negocia recompra da refinaria de Mataripe

Parceria

A Petrobras disse que a Mubadala Capital propôs a formalização de uma “parceria estratégica” para o desenvolvimento de refino no Brasil, conforme um memorando de entendimentos divulgado em 4 de setembro de 2023. Os termos para a parceria se referem à Refinaria de Mataripe (RefMat) e à Acelen Energia Renovável (Biorrefinaria), ambas no estado da Bahia.

A companhia brasileira avaliará a aquisição de participação acionária nestes ativos. A estatal também afirmou que eventuais decisões de investimentos passarão pelos processos de .. leia mais em Valor Econômico 22/12/2023