A Sinqia, empresa brasileira de software para o setor financeiro, vai buscar startups com soluções de pagamentos em Londres, um dos grandes centros das finanças mundiais.

O desafio Fintech Innovation Challenge Crossborder Payment será realizado pelo Torq, núcleo de inovação aberta e corporate venture da Sinqia, e acontecerá em abril durante a UK Fintech Week, evento organizado pela Innovate Finance, órgão independente da indústria que representa e promove a comunidade global de fintechs no Reino Unido.

O evento conta ainda com o apoio do Open Banking Excellence (OBE), comunidade líder mundial de pioneiros em Open Banking e Open Finance.

Sinqia busca fintechs

As startups interessadas em participar do desafio poderão se inscrever até 20 de março.

Entre as candidatas, três fintechs serão selecionadas para participar da Rocket Week, semana de mentorias on-line com profissionais da Sinqia para desenvolvimento de projetos.

Em seguida, os produtos de pagamento internacional das startups passarão para a fase de prova de conceito, com possibilidades reais de parceria e negócios com clientes da carteira da Sinqia.

Por fim, as soluções serão apresentadas a uma banca de especialistas convidados que irá eleger o melhor produto.

Segundo Leo Monte, diretor de inovação da Sinqia e diretor-geral do Torq, além da sinergia entre os dois países, o desafio é impulsionado pela presença internacional de empresas brasileiras no centro financeiro europeu e a ambição de empresas britânicas em alcançarem o mercado brasileiro.

“Além de investir em startups por meio de corporate venture capital, o Torq atua para fomentar a inovação no mercado financeiro em diferentes frentes, aproveitando a posição da Sinqia de provedora de infraestrutura tecnológica. Agora, faremos isso também em âmbito global”, afirma o executivo.

De acordo com dados da International Trade Administration, órgão estadunidense que oferece apoio diplomático para moldar as políticas de comércio do país, hoje, a Grã-Bretanha conta com mais de 1,6 mil empresas no setor de fintechs, número que deve dobrar até 2030. A estimativa é que o segmento contribui em £11 bilhões e fomenta mais de 76 mil empregos na economia britânica.

No mercado desde 1996, a Sinqia tem sede na capital paulista e conta com mais de 700 clientes, 2 mil colaboradores e 110 mil acionistas. Desde sua fundação já foram feitas 23 aquisições.

Criado em 2018, o Torq é o núcleo de inovação aberta da Sinqia. Por meio de programas de aceleração e de aportes financeiros em startups, o projeto leva novas tecnologias para a Sinqia e, por sua vez, para o mercado financeiro.

Este é o primeiro desafio de inovação organizado pelo Torq em outro país e o segundo no Brasil.

Em julho de 2022, o núcleo de inovação aberta da Sinqia realizou o Desafio de Inovação Prev, que teve como objetivo impulsionar projetos de Open Finance que aproveitassem o compartilhamento de dados para ajudar as entidades fechadas de previdência com suas estratégias de atração e retenção de participantes e na melhoria da experiência dos participantes em suas transações com os fundos de pensão… saiba mais em Baguete 17/03/2023