O investidor global em transição energética Denham Capital criou um novo desenvolvedor e operador brasileiro de energia renovável com um portfólio em escala de gigawatts, após fechar a venda de alguns ativos da Rio Energy para a Equinor ASA (NYSE:EQNR ) .

Conforme anunciado em julho , a grande empresa norueguesa de energia concordou em adquirir uma grande parte dos ativos de geração de energia, bem como o nome comercial e a equipe de gestão da Rio Energy, deixando a Denham Capital com cerca de 1 GW de ativos cindidos.

Um comunicado à imprensa na quinta-feira sinalizou a conclusão da transação e o estabelecimento pela Denham Sustainable Infrastructure (DSI) de um novo desenvolvedor e operador de energias renováveis, chamado Pontal Energy, para gerenciar as operações retidas no Brasil.

Liderada pelo CEO Gustavo Ribeiro, a Pontal Energy lança três parques eólicos onshore operacionais, nomeadamente Caetite (0,1 GW), Itarema (0,2 GW) e Serra da Babilónia 3 (0,2 GW). Além disso, também mantém o projeto eólico Caetite Norte, de 200 MW, em construção, juntamente com cerca de 300 MW de projetos eólicos e solares onshore em seu pipeline. A presença da plataforma atualmente se espalha pelo Rio de Janeiro, Bahia e Ceará.

“Com base nos meus 18 anos de experiência nos mercados brasileiros de infraestrutura e energia, e com o apoio de um conselho forte que inclui especialistas do mercado energético brasileiro, a Pontal Energy está bem posicionada para contribuir para a transição energética do Brasil. Pontal continuará apresentando crescimento em energia renovável em um país que já lidera a geração de energia limpa”, comentou Ribeiro… saiba mais em Renewables Now 09/11/2023