A Fitch Ratings afirmou, em comunicado, que uma eventual venda da participação do Almacenes Éxito pelo GPA, por cerca de R$ 790 milhões, seria positiva para a empresa brasileira por acelerar a esperada redução de sua alavancagem.

Segundo a agência de classificação de riscos, a desalavancagem torna a companhia mais condizente com seu rating nacional “AA” e perspectiva estável.

“Em bases proforma, considerando a entrada dos recursos em 2023, o índice cairia moderadamente, para 4,4 vezes, em 2023, e para 3,5 vezes em 2024, de respectivas 4,9 vezes e 4,4 vezes previstas no atual cenário-base da Fitch”, diz a agência.

A potencial venda ocorre em um momento em que o GPA incorre em elevado custo financeiro devido à sua elevada alavancagem e tenta recuperar sua rentabilidade em meio à intensa competição com outros formatos e a um cenário macroeconômico ainda em recuperação.

Venda de participação no Éxito é positiva para GPA

“A empresa deve continuar buscando monetizar ativos não estratégicos e já concluiu cerca de R$ 630 milhões em desinvestimentos em 2023, incluindo transações de sale and leaseback (transação financeira na qual se vende um ativo e o arrenda de volta a longo prazo) e venda de terrenos.”… leia mais em Valor Econômico 23/10/2023