Junto aos esforços para criar novos recursos de inteligência artificial, a Apple adquiriu uma empresa com foco em IA — a DarwinAI. Segundo o portal Bloomberg, a aquisição foi concluída sem alardes no começo do ano e pode ajudar a empresa a se aprofundar ainda mais no desenvolvimento de tecnologias para o iPhone.

Apple adquire DarwinAI

A compra da startup canadense foi revelada ao portal por meio de pessoas a par do assunto que não foram identificadas. Nas conversas de bastidores, os informantes revelaram que a aquisição chegou a atualizar o quadro de funcionários da Apple, com a chegada de Alexander Wong como diretor na área de pesquisa de aprendizado de máquina.

Além de professor da Universidade de Waterloo, a biografia de Wong no LinkedIn mostra que o novo diretor da Apple é cofundador da DarwinAI e Elucid Labs. O executivo foi incluído na folha de pagamento da fabricante do iPhone em janeiro de 2024 e permanece no cargo desde então.

Apesar da descoberta da aquisição, que ainda não foi anunciada oficialmente, não há detalhes sobre os planos futuros. Todavia, espera-se que a chegada da startup auxilie a Apple na construção de novas funcionalidades de inteligência artificial generativa.

Em especial devido às tecnologias da DarwinAI, já que a empresa é reduzir o tamanho dos modelos e deixá-los mais rápidos. Essa solução pode ser essencial para implementar ferramentas para trabalhar com texto, imagem e som no próprio dispositivo, sem depender de conexão com a internet para processamento de dados na nuvem.

A companhia ainda oferece uma técnica para inspecionar componentes durante o processo de fabricação através de visão computacional. De acordo com a Bloomberg, atualmente, esse recurso atende clientes de diversos setores.

Procurada pelo portal, a Apple não comentou o caso, mas disse que compra empresas de tecnologia de tempos em tempos.

Aposta em IA

Depois das movimentações da Microsoft e do Google, a Apple é a próxima big tech a apostar em inteligência artificial. A perspectiva veio do próprio CEO Tim Cook, que disse em um anúncio aos investidores que a empresa vai lançar uma IA generativa em 2024.

“Olhando para o futuro, continuaremos a investir nessas e em outras tecnologias que moldarão o futuro. Isso inclui inteligência artificial, onde continuamos a gastar uma enorme quantidade de tempo e esforço, e estamos entusiasmados em compartilhar os detalhes do nosso trabalho contínuo nessa área ainda neste ano”, comentou em fevereiro.

Parte desse avanço já deve aparecer no iOS 18, que tende a ser anunciado pela Apple em junho e lançado até o final de 2024. Os pesquisadores da Apple também deram novos passos no desenvolvimento dessas funcionalidades, como é o caso da IA que anima imagens estáticas revelada em um pré-print.
Tim Cook ainda garantiu que a IA da Apple vai “abrir novos caminhos” em outro encontro com investidores no final de fevereiro… ssaiba mais em Canaltech 15/03/2024