Há muitas maneiras de as Fusões e Aquisições falharem. Veja como evitá-los.

Com esta abordagem que chama a atenção,  autor do texto Bharat Kanodia, fundador e principal executivo da Veristrat empresa de consultoria de  fusões e aquisições, publica recentemente artigo na revista Inc.

Gringos vão comprar o Brasil?Como diz o ditado, “A mudança é inevitável. O crescimento é opcional.” Todo mundo quer que seus negócios cresçam em produtividade e valor, mas se o seu crescerá, dependerá das escolhas que você fizer sobre esse crescimento. As empresas podem crescer através de duas rotas principais: organicamente, através do aumento da receita e lucro, ou inorganicamente, adquirindo ou fundindo com outras empresas.

Fusões e aquisições são uma forma de reestruturar uma organização para melhorar o crescimento e agregar valor. Uma empresa pode comprar outra para melhorar seu posicionamento no mercado, aumentar sua receita, reduzir os custos de produção ou reduzir a concorrência.

A fusão com uma empresa em um campo e nível de produção semelhantes, o que é chamado de aquisição horizontal, permite que a empresa adquirente remova alguma concorrência, ao mesmo tempo em que aumenta a receita. Por exemplo, se uma empresa de tênis compra uma empresa rival de calçados, as duas empresas não precisam mais lutar pelos mesmos clientes e fornecedores.

A aquisição vertical envolve a fusão com uma empresa em um nível diferente de produção, como um fabricante de pneus que compra uma fábrica de processamento de borracha. Essa empresa de pneus agora tem acesso ininterrupto a um suprimento de borracha, e isso pode ter dificultado para seus concorrentes obterem o que precisam, aumentando o sucesso da empresa adquirente.

Bem feito, fusões e aquisições podem levar a sinergias de custo e receita. A sinergia de custos é criada se a aquisição permitir que a empresa economize custos, eliminando pessoal redundante ou sobrepondo esforços de pesquisa e design. A sinergia de receita é alcançada quando as oportunidades de venda cruzada levam ao aumento da receita da empresa.

Com todos esses benefícios potenciais, pode parecer surpreendente que a maioria das fusões e aquisições falhe. Infelizmente, apenas algumas empresas colocam o esforço necessário no processo de integração.

As principais razões pelas quais as fusões e aquisições falham são:

  • Falta de integração cultural. 
  • Estratégias em confronto. 
  • Gastos excessivos em uma guerra de lances. 
  • Sinergia não realizada

Aqui estão alguns passos importantes para fusões e aquisições bem-sucedidas:

Fusões e aquisições pode ser uma ferramenta poderosa que incentiva o crescimento e agrega valor a uma empresa. Pode ajudar uma empresa a entrar em novos mercados e aprimorar suas capacidades. No entanto, nada disso pode acontecer sem uma gestão e planejamento cuidadosos… Leia mais em Inc. 23/03/2022