Em pouco mais de dois anos, a Arezzo&Co apertou o passo para avançar em sua estratégia de construir uma “casa de marcas” e ir além dos calçados femininos, sua origem. Nessa direção, além de projetos internos, o grupo investiu em aquisições de grifes como a Reserva, a Baw Clothing e a Carol Bassi.

Até aqui o saldo dessa movimentação era um portfólio de 16 marcas. Agora, essa coleção está ganhando uma nova peça com uma aquisição que, curiosamente, traduz o primeiro movimento inorgânico da companhia no segmento por meio do qual ganhou fama.

A Arezzo&Co acaba de anunciar a compra da marca de calçados femininos Vicenza por R$ 103 milhões. Parte do acordo será pago em dinheiro. A transação envolve ainda ações do grupo que serão emitidas na conclusão do negócio.

“Esse primeiro movimento em calçados tinha que ser hors concours”, diz Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co, ao NeoFeed. “Foi um garimpo feito com muita diligência para encaixar esse diamante na nossa coroa. E a Vicenza é a maior joia guardada no mercado brasileiro de calçados.”

Arezzo&Co volta às origens e compra empresa de calçados femininos Vicenza

Por trás de tantos elogios está um processo que começou a ser costurado há cerca de dois anos. Birman já tinha a Vicenza no radar há mais tempo, mas foi nessa época que ele decidiu convidar Rafaela, filha e braço direito de Ariovaldo Furlanetto, fundador da marca, para uma primeira conversa.

“Recebi um não da primeira vez e depois um talvez, até conseguir agora o sim”, conta ele. “Ela foi maturando a ideia com o pai, porque a Vicenza é uma empresa muito rentável, que cresce e tem caixa. O motivo não seria financeiro. Era preciso ter uma razão maior.”

Rafaela, por sua vez, elenca alguns aspectos que pesaram na decisão, além do fato das famílias por trás das duas empresas compartilharem a mesma história de “sapateiros”. “Eu me criei nesse meio e sempre tive a Arezzo como referência. E consegui enxergar a Vicenza dentro do grupo”, diz ela.

A Vicenza chamou a atenção da Arezzo&Co a partir de Igrejinha, cidade de pouco mais de 37 mil habitantes na região metropolitana de Porto Alegre. É no município, onde foi fundada há exatos 30 anos, que a marca tem uma fábrica e cerca de 200 funcionários, incorporados no acordo.

Com essa operação e sob a gestão de … leia mais em NeoFeed 17/01/2023