A empresa de data warehouse baseada em nuvem Snowflake disse na quarta-feira que estava adquirindo a Neeva, uma startup com sede em Mountain View, Califórnia, por uma quantia não revelada em um esforço para adicionar pesquisa baseada em IA generativa à sua plataforma Data Cloud.

“A Snowflake está adquirindo a Neeva, uma empresa de busca fundada para tornar a pesquisa ainda mais inteligente em escala. A Neeva criou uma experiência de pesquisa única e transformadora que aproveita a IA generativa e outras inovações para permitir que os usuários consultem e descubram dados de novas maneiras”, disse o cofundador da Snowflake, Benoit Dageville, em um post no blog.

“A pesquisa é fundamental para a forma como as empresas interagem com os dados, e a experiência de pesquisa está evoluindo rapidamente com novos paradigmas conversacionais surgindo na maneira como fazemos perguntas e recuperamos informações, habilitados pela IA generativa. A capacidade das equipes de descobrir precisamente o ponto de dados, o ativo de dados ou o insight de dados certos é fundamental para maximizar o valor dos dados”, acrescentou Dageville.

A Snowflake tem estado em uma onda de aquisições recentemente, com a empresa adquirindo a LeapYear em fevereiro para aumentar suas capacidades de sala limpa de dados.

A aquisição da LeapYear ocorreu apenas um mês depois que a Snowflake concordou em comprar o provedor de plataforma de previsão de séries temporais baseado em inteligência artificial Myst AI, elevando a contagem de aquisições da empresa para sete empresas em três anos.

Em agosto de 2022, comprou a plataforma de análise de documentos baseada em IA Applica, com sede na Polônia, para ajudar as empresas a lidar com dados não estruturados.

Outras aquisições incluíram a Streamlit (março de 2022), a empresa polonesa de software personalizado Pragmatists (janeiro de 2022), o estúdio polonês de desenvolvimento de produtos digitais Polidea (fevereiro de 2021) e a empresa canadense de anonimização de dados CryptoNumerics (julho de 2020).

A Neeva, que levantou mais de US$ 77 milhões em financiamento até o momento de empresas como Greylock e Sequoia, foi fundada em 2019 por Sridhar Ramaswamy e Vivek Raghunathan… saiba mais em InfoWorld 24/05/2023