Fintech Open Co faz primeira aquisição e avança no crediário digital
Em março de 2021, a Geru e a Rebel uniram suas operações para criar a Open Co, fintech de crédito pessoal sem garantia que nasceu com 100 mil clientes ativos. Agora, prestes a completar dois anos da fusão, a empresa está incorporando uma nova marca para adicionar novos elementos a essa equação.
A companhia anuncia nesta quinta-feira, 15 de dezembro, a compra da BoletoFlex, startup catarinense especializada no modelo de Buy Now Pay Later (BNPL), a versão digital do “velho” crediário popularizado, no Brasil, por redes como a Casas Bahia, e que vem despertando o apetite de empresas no País e no exterior.
Primeira aquisição na trajetória da fintech, o acordo foi antecipado com exclusividade ao NeoFeed. Com a transação, que envolveu troca de ações. Célio Ikeda, Pedro Noll, Carlos Nakazawa e Leandro Machado, os quatro sócios da BoletoFlex, se tornam acionistas da Open Co. A empresa não revelou qual foi o valuation da startup na negociação.
“Nós vimos na BoletoFlex a oportunidade de consolidar um trabalho que já vínhamos fazendo no Buy Now Pay Later”, diz Sandro Reiss, cofundador da Open Co, ao NeoFeed. “Eles têm um time forte e já estavam fazendo isso há mais tempo. Com essa aquisição, vamos dar um par de passos de uma vez só.”
Nesse caminho, a empresa vai incorporar 100% da equipe da BoletoFlex. Fundada em 2019 e com sede em Florianópolis (SC), a startup tem cerca de 20 funcionários, especialmente em áreas como tecnologia e data science. O time da Open Co, por sua vez, conta com aproximadamente 250 profissionais.
O modelo da BoletoFlex permite que o consumidor parcele compras online sem a necessidade de um cartão de crédito. Para isso, a empresa mantém parcerias com marcas e varejistas, e está integrada aos canais dessas empresas, sejam eles lojas físicas, digitais ou mesmo operações de televendas.
É nessa rede desenvolvida pela BoletoFlex que a Open Co enxerga um dos grandes racionais para a aquisição. Atualmente, a startup tem mais de 100 parceiros, em uma carteira composta por nomes como Ame Digital, Multi (ex-Multilaser), Mobly, CVC, Atrio e Positivo.
A base atual da Open Co no espaço do Buy Now Pay Later inclui aproximadamente 20 parceiros, entre eles a MadeiraMadeira, startup unicórnio dona de uma plataforma de móveis e artigos para casa. Com a chegada da BoletoFlex, a meta é chegar a 1,5 mil parceiros até 2025… leia mais em NeoFeed 15/12/2022