As cadeias norte-americanas Kroger e Albertsons anunciaram que vão modificar o acordo de fusão anunciado em 2022, vendendo mais 166 lojas à C&S Wholesale Grocers, com o objetivo de obter aprovação regulatória para fusão avaliada em 25 bilhões de dólares.

Ambos os operadores são procurados para alienar ativos, para dar resposta às preocupações de que a fusão poderia levar a preços mais elevados, ao encerramento de lojas e à perda de postos de trabalho.

Novo acordo

Sob o novo acordo, a C&S pagará à Kroger uma contraprestação total em dinheiro de cerca de 2,9 bilhões de dólares, acima do pagamento anterior de 1,9 bilhão de dólares.

A Kroger já propôs alienar 413 lojas e oito centros de distribuição em favor da C&S Wholesale Grocers. Com as 166 lojas adicionais, a C&S vai adquirir e operar um total de 579 pontos de venda.

Esta alteração inclui a venda da Kroger à C&S da marca Haggen, o que lhe dará acesso às marcas próprias Signature e O Organics.

Em fevereiro passado, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos da América (FTC) e oito estados entraram com uma ação judicial para bloquear o acordo de fusão, alegando que aumentaria os preços dos alimentos para milhões dos norte-americanos.

O CEO da Kroger, Rodney McMullen, garante que o novo plano “continua a garantir que nenhuma loja feche como resultado da fusão e que todos os colaboradores da linha de frente permanecerão empregados”… leia mais em Grande Consumo 23/04/2024