BRX Finance busca aproveitar as potencialidades da blockchain para criar uma infraestrutura financeira mais eficiente, acessível e transparente para todos os brasileiros.

A Transfero, empresa de soluções financeiras baseadas em tecnologia blockchain, anunciou uma parceria estratégica com a Fuse Capital, gestora especialista em ativos alternativos, para lançar a BRX Finance, uma joint venture dedicada ao desenvolvimento de produtos e serviços inovadores em web3.

Em comunicado, as empresas informaram que a BRX Finance concentrará seus esforços no aproveitamento das potencialidades da blockchain para criar uma infraestrutura financeira mais eficiente, acessível e transparente para todos os brasileiros.

Na avaliação das empresas, três fatores foram fundamentais para o lançamento da joint venture: o sistema financeiro desenvolvido do Brasil; a demanda reprimida, com grande parte da população brasileira ainda sem acesso aos principais produtos financeiros; e a abertura que o Banco Central tem dado às inovações para o setor, tendo como exemplo o lançamento do Drex.

Para Claudio Just, CEO da Transfero, a criação da BRX promete ser um passo importante para o avanço das empresas brasileiras no cenário de DeFi global. “Na Transfero, vemos a BRX Finance como um passo gigantesco rumo ao futuro das soluções em DeFi […] E temos certeza de que os produtos criados oferecem soluções que atendem também às necessidades do mercado internacional”, afirma.

A joint venture buscará aproveitar também que a Transfero é a emissora do BRZ, a maior stablecoin pareada ao real, o que pode gerar mais oportunidades de soluções.

“O Brasil tem aproveitado bem esse momento e começou a liderar esse processo de transformação da infraestrutura do sistema financeiro. Neste cenário, vemos essa oportunidade como única para acelerar o desenvolvimento de soluções dentro da infraestrutura de blockchain”, afirma João Zecchin, sócio da Fuse e cofundador da BRX ao lado de Dan Yamamura.

O primeiro produto desenvolvido pela parceria foi a plataforma de crédito Kona Finance, que é voltada para pequenas e médias empresas “PMEs” que tenham receitas como fluxos de cartões, boletos e demais ativos para dar como garantia ao adiantamento para financiar a operação.

Além do Kona, a joint venture já trabalha na criação de novas soluções para incrementar o ecossistema financeiro em blockchain. Entre os planos da BRX está o lançamento de uma plataforma voltada a rendimento de stablecoin por meio de smart contracts, e uma solução que visa gerar maior estabilidade de performance aos investimentos realizados… leia mais em Portal do Bitcoin 15/04/2024