O Premier Energy Group adquire 100% do controle da empresa de energia eólica Dobrogea One, até agora de propriedade da Iberdrola, que possui 80 MW de energia eólica na região

A Iberdrola avança em seu plano de reduzir investimentos de ativos não estratégicos e chega a um acordo com a companhia energética Premier Energy Group para vender seu negócio de energia renovável na Romênia por 88 milhões de euros. Dessa forma, o Premier Energy Group, por meio de sua subsidiária romena Premier Renewable Invest Co SRL, assume o controle de 100% da empresa de energia eólica Dobrogea One, até agora propriedade da Iberdrola.

Assim, a Iberdrola vende seus 80 MW de capacidade de energia eólica na região, dando por finalizada sua operação no país. A transação está sujeita às aprovações regulatórias usuais para esse tipo de transações na Romênia.
Plano de rotação de ativos

Essa redução de investimentos faz parte do Plano Estratégico da empresa apresentado em 21 de março em Londres, com o qual ela pretende arrecadar mais de 12,2 bilhões de euros no período de 2024 a 2026.

Nos últimos meses, o grupo de energia assinou uma série de parcerias de longo prazo para impulsionar a descarbonização da economia:

A aliança com o Norges Bank Investment Management foi ampliada e o acordo agora totaliza 2.500 MW.
Em dezembro, a Iberdrola fechou um acordo com a Masdar para investir conjuntamente 15 bilhões em energia eólica offshore e hidrogênio verde na Alemanha, no Reino Unido e nos EUA, após o bem-sucedido acordo de investimento anunciado em julho para investir conjuntamente no parque eólico offshore Baltic Eagle.
Em setembro, o Grupo se uniu ao GIC para a expansão das redes de transmissão no Brasil por 430 milhões de euros.
A empresa vendeu mais de 8.400 MW de usinas de gás de ciclo combinado no México por 6,2 bilhões de dólares.
A Iberdrola e a bp também assinaram uma aliança estratégica em março para instalar 11.700 pontos de recarga rápida na Espanha e em Portugal, e lançaram sua joint venture em 1º de dezembro.
A Iberdrola e a MAPFRE avançaram ainda mais em sua aliança estratégica ao incorporar 150 novos MW por meio de uma joint venture, que já conta com 450 MW… leia mais em Iberdrola 29/04/2024