Depois do Grupo Heineken e da Carlsberg, foi a vez de a AB InBev selar a sua saída da Rússia, em um movimento desencadeado pela guerra na Ucrânia, iniciada nos primeiros meses de 2022. Para isso, a maior cervejaria do mundo optou por transferir sua participação na joint-venture que atua no país para a Anadolu Efes, da Turquia.

A Anadolu Efes, que já fazia parte da joint-venture com a AB InBev, agora se tornará a única detentora do negócio. No acordo, a AB InBev não receberá pagamento inicial, com possíveis compensações condicionadas ao desempenho subsequente da companhia.

AB InBev deixa Rússia com repasse de participação em negócio para parceiro turco

A joint-venture entre AB InBev e Anadolu Efes foi avaliada entre US$ 1,1 bilhão e US$ 1,3 bilhão pela KPMG, em análise feita a pedido do grupo cervejeiro turco. A união, estabelecida em 2018 sob o nome AB InBev Efes, tinha como objetivo comercializar cervejas na Rússia e na Ucrânia.

Este anúncio reforça os fortes laços corporativos entre Rússia e Turquia, que, ao contrário de muitas nações ocidentais, optou por não participar do boicote a Moscou e tem continuado a realizar acordos comerciais por meio de suas empresas… leia mais em Guia da Cerveja 01/01/2024