Na segunda-feira (28), a Companhia Energética de São Paulo, a Cesp (CESP6), dará adeus ao nome que a acompanha há mais de 50 anos.

A empresa passará a se chamar, oficialmente, Auren Energia e será negociada na bolsa com o ticker AURE3. Está prevista para segunda-feira também a divulgação de resultados da companhia no quarto trimestre de 2021.

A mudança é fruto de uma reorganização societária que vinha se desenhando desde outubro de 2021. A Auren nasce da combinação dos ativos de energia da Votorantim S.A. e do fundo de pensão canadense CPPIB.

Em meio a essa mudança, a empresa vai migrar para o Novo Mercado, segmento da B3 que exige maior governança corporativa das companhias.

O Conselho de Administração da Cesp aprovou toda a movimentação e fez um novo cálculo que avalia a empresa em R$ 9,1 bilhões.

Leia também demais posts relacionados a Energia no Portal Fusões & Aquisições.

Adeus Cesp (CESP6)!

Quem é a Cesp

Criada em 1966 pelo governo do Estado de São Paulo, a Cesp atua na geração de energia elétrica. Ela surgiu por meio da fusão de outras 11 empresas de energia.

A Cesp tem duas usinas hidrelétricas em São Paulo, a Porto Primavera e a Paraibuna, que, juntas, somam 1.627 megawtts (MW) de capacidade instalada. A empresa detinha também a concessão da usina de haguari, mas em 2019 optou por não renovar.

Sob os novos controladores, a Cesp conseguiu autorização para comercializar energia, atividade iniciada em janeiro de 2020.

Credit Suisse considera reorganização da Cesp positiva