A Alsotech, a aceleradora digital da Aliansce Sonae, acaba de investir de R$ 10 milhões no Hi Partners, o fundo criado por um quarteto especialista em varejo, ampliando o leque de estratégias para se aproximar de soluções tecnológicas. Até agora, a Alsotech tinha feito investimentos diretos em startups, mas não tinha entrado como cotista de fundos de terceiros.

“É o primeiro fundo setorial de retailtech, voltado não para aportes em varejistas mas para soluções para o varejo crescer, para apoiar esse ecossistema”, diz Renato Floh, diretor da área digital e omnichannel da Aliansce. “É difícil encontrar uma oportunidade semelhante, por alguns motivos. Os fundadores do Hi Partners e os investidores que eles trouxeram para o veículo são pessoas com penetração grande no varejo, o que deixa o fundo muito bem posicionado.”

O Hi Partners foi criado por Walter Sabini, empreendedor que vendeu a plataforma de email marketing Virid para a Serasa Experian, e trouxe como sócios e membros do comitê de investimentos Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese Retail, Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, e German Quiroga, o ex-Cnova e Americanas que hoje é sócio da consultoria OMNI55 e conselheiro de varejistas como Cobasi, C&A e Kalunga.

O venture capital mira startups ainda em early stage até eventualmente série A e está levantando cerca de R$ 100 milhões para participações acionárias de companhias com inovações em logística, marketing, vendas online, integração “figital”.

Aliansce investe no Hi Partners

Na Aliansce Sonae, essa busca era direta ou por meio de parcerias. A Alsotech foi formalizada como plataforma do grupo para dar tração às iniciativas digitais no ano passado, mas a companhia já tinha uma parceria com a Fábrica de Startups desde 2018 – foram mais de mil startups mapeadas, 20 delas incubadas na Aliansce… leia mais em Pipeline 25/04/2022