A Cosan (CSAN3) anunciou que adquiriu cerca de 4,9% das ações da Vale com direito a voto. Além disso, a Cosan tem acordo para adquirir outros 1,6% de ações com direito econômico, e totalizar 6,5% das ações da Vale.

Com esta participação, a Cosan vai ser o terceiro maior acionista da Vale, atrás apenas da Previ (fundo de previdência do BB) e Capital World (fundo de investimento americano).

Destaca-se ainda que a Vale não possui um acionista controlador desde 2020 quanto o acordo de acionistas entre Previ, BNDES, Bradespar e Mistui expirou.

A Guide Investimentos acredita que a transação não foi relevante para a Vale e que a queda nas ações surge como uma oportunidade de compra. O valor elevado da transação e as incertezas sobre as fontes de financiamento devem pesar sobre as ações da Cosan no curto prazo, avaliam os analistas.

Aquisição de 6% da Vale (VALE3) foi negativa para Cosan

Sobre os motivos que levaram a Cosan à comprar ações da Vale, foram citados:

a) diversificação de portfolio pela Cosan;

b) contribuir na administração da Vale;

c) ativo único e irreplicável e com grande vantagem competitiva no setor;

d) transição energética e descarbonização.

A Cosan destacou que a transição energética para mais energia eólica e solar, por exemplo, vai demandar altas quantidades de ferro e também níquel e cobre, algo positivo para a Vale.

Além disso, a Vale vai aumentar a diversificação dos negócios da Cosan e aumentar a exposição da empresa à receitas em moeda forte.

Sobre a transação, a Cosan destacou que comprou cerca de 1,5% do capital da Vale no mercado. E que possui estruturas com derivativos equivalentes a mais 3,4% do capital.

Além disso, mais ações equivalentes a 1,6% do capital da Vale foram negociadas com bancos e serão efetivamente adquiridos caso a Cosan tenha aprovação do Cade (provável, segundo a visão da Guide).

De acordo com a corretora, o maior problema para esta transação estaria relacionado ao tamanho dela vis-à-vis o tamanho da Cosan. O valor de mercado atual da Cosan soma R$ 32 bilhões, e as compras de ações da Vale representam um investimento de aproximadamente R$ 21 bilhões.

Segundo a Cosan, o pagamento deste investimento vai ocorrer principalmente com a venda de outros ativos, como ações de empresas ainda não listadas na B3, como a Compass e também por meio de dividendos da própria Vale, além dos recursos gerados pelas empresas do grupo Cosan ao longo dos próximos anos.

A empresa descartou emitir ações da própria Cosan (holding) para pagar pelas ações da Vale…. leia mais em Space Money 19/10/2022