A Aramco, uma das principais empresas integradas de energia e produtos químicos do mundo, assinou acordos definitivos para adquirir uma participação minoritária estratégica na MidOcean Energy por US$ 500 milhões. A MidOcean Energy é uma empresa de gás natural liquefeito (GNL) formada e administrada pela EIG, um investidor institucional líder nos setores globais de energia e infraestrutura.

A MidOcean Energy está atualmente em processo de aquisição de participações em quatro projetos australianos de GNL, com uma estratégia de crescimento para criar um negócio global diversificado de GNL. A parceria estratégica com a MidOcean Energy marca o primeiro investimento internacional da Aramco em GNL.

O acordo baseia-se na relação entre a Aramco e a EIG, que fazia parte de um consórcio que adquiriu uma participação de 49% na Aramco Oil Pipelines Company, subsidiária da Aramco, em 2021.

Aramco entrará no negócio global de GNL
Unsplash

A conclusão da transação está sujeita a condições de fechamento que incluem aprovações regulatórias. A Aramco também tem a opção de aumentar a sua participação acionária e direitos associados na MidOcean Energy no futuro.

Amin H. Nasser, presidente e CEO da Aramco , disse: “Temos o prazer de fortalecer nossa parceria estratégica com a EIG por meio desta aquisição, que marca o primeiro investimento internacional da Aramco em GNL. Prevemos um forte crescimento liderado pela procura de GNL à medida que o mundo continua na sua jornada de transição energética, sendo o gás um combustível e matéria-prima vital em várias indústrias. Acreditamos que o gás será importante para satisfazer a crescente necessidade mundial de energia segura, acessível e mais sustentável.”

Nasir K. Al-Naimi, presidente da Aramco Upstream , disse: “Este é um passo importante na estratégia da Aramco para se tornar um player líder global de GNL. Vemos oportunidades significativas neste mercado, que está posicionado para um crescimento estrutural e de longo prazo. A MidOcean Energy está bem equipada para capitalizar a crescente procura de GNL, e esta parceria estratégica reflecte a nossa vontade de trabalhar com os principais intervenientes internacionais para identificar e desbloquear novas oportunidades a nível global.”

Blair Thomas, Presidente e CEO da EIG , disse: “A transição energética informa todas as decisões de investimento que tomamos e acreditamos que o GNL tem um papel fundamental a desempenhar para permitir uma transição ordenada que equilibre os objetivos duplos da sociedade de descarbonização e segurança energética. Simultaneamente, acreditamos que a indústria de GNL está madura para a mudança e que há um papel para uma empresa ágil e focada como a MidOcean Energy. Embora nosso foco inicial esteja nas transações anunciadas na Austrália, acreditamos que o conjunto de oportunidades é global. Estamos entusiasmados em expandir nossa parceria existente com a Aramco para incluir esta importante iniciativa.”

De la Rey Venter, CEO da MidOcean Energy , disse: “É uma honra para a MidOcean Energy ter a Aramco como principal acionista e parceiro estratégico. Partilhamos a convicção de que o GNL é um facilitador integral da transição energética global e acreditamos que a indústria global de GNL terá fundamentos sólidos durante muitas décadas vindouras. Parcerias sinérgicas são fundamentais para a forma como a MidOcean Energy fará negócios, crescerá e prosperará. Na Aramco, temos um parceiro que tem no seu ADN um pensamento de longo prazo e um compromisso inabalável com colaborações duradouras. Estamos ansiosos para buscar muitas novas oportunidades juntos”… leia mais em Aramco 28/09/2023