A assinatura será feita com 200 torres e 1.800 quilômetros de fibra óptica da teleco espanhola no país. Também planeja várias aquisições.

A empresa de investimentos Ardian assinou um acordo para adquirir uma participação de 50% da MXT Holdings (MXT), uma empresa de ativos de infraestrutura de telecomunicações com sede na Cidade do México. Paralelamente ao investimento da Ardian, a MXT completará uma troca de ativos de aproximadamente 200 torres de telecomunicações adicionais e cerca de 1.800 km de redes de fibra óptica metropolitanas da Telefónica, além de aquisições estratégicas que aumentarão significativamente seu portfólio de ativos. É a primeira operação que a Ardian realiza no México, embora o grupo já tenha diferentes investimentos no setor de telecomunicações em diferentes países, incluindo a Espanha, onde possui Adamo.

Ardian compra 50% da mexicana MXT Holdings

Por sua vez, a operadora espanhola vem modulando sua presença no México, onde compete com a América Móvil, o grupo controlado por Carlos Slim, e vendeu diferentes infra-estruturas no país nos últimos anos. Em 2019, a Telefónica assinou um acordo com a AT&T no México, com uma duração mínima de oito anos, para utilizar as infra-estruturas no país do gigante americano.

A empresa não comunicou o valor da operação. As transações serão financiadas através do capital primário injetado pela Ardian e pelo acionista existente, México Infrastructure Partners (MIP), um dos principais gestores de ativos nos setores de infraestrutura e energia na América Latina.

Após o aumento de capital na MXT, a empresa será controlada a 50% pela Ardian e MIP em partes iguais.

O fechamento do investimento da Ardian está sujeito às condições de fechamento habituais, incluindo a obtenção de aprovações regulamentares. Espera-se que a transação seja encerrada no segundo semestre de 2023.

Ardian explicou que a MXT desenvolve, adquire, gerencia e opera ativos de infraestrutura de telecomunicações em todo o México. A empresa é um fornecedor independente de soluções neutras e de serviços de conexão sem fio e de fibra óptica. Como parte da transação, Antoine Delaprée, fundador e diretor executivo da MXT, continuará a liderar a empresa, que estabeleceu «uma sólida trajetória e relações com os principais atores das telecomunicações no México». ..Leia mais em cincodias.elpais. 05/07/2023