A Auren Energia S.A. anunciou a aquisição de até 15% do capital social da Flora Energia — startup que atua no segmento de Geração Distribuída (GD) compartilhada por meio de plataforma de marketplace.

Segundo a empresa, o objetivo da compra é fortalecer a presença no mercado livre de energia. Com a retomada do processo de abertura do mercado de energia elétrica até os consumidores residenciais, centrado primeiramente na avaliação do PL 414/2021 no Congresso Nacional e mais recentemente nas consultas públicas e portarias do Ministério de Minas e Energia, a empresa tem buscado credenciais para atuar em vários segmentos.

Esse é o terceiro investimento da Auren em empresas de inovação, tecnologia e ciência de dados nos últimos 12 meses, as outras duas foram Aquarela e Way2, também empresas com foco em tecnologia e ciência de dados.

“Com o investimento na Flora, abrimos mais uma frente de negócio e ampliamos nossa atuação no crescimento do mercado livre. O modelo de negócios da Flora consiste em conectar clientes com empresas que possuem ativos de geração distribuída, oferecendo descontos na conta de luz dos consumidores. É um modelo não intensivo em capital, uma vez que a empresa não constrói e opera esses ativos”, diz o vice-presidente de clientes e comercialização da Auren, Raul Cadena.

Segundo ele, a parceria com a Flora vai permitir entrar no mercado de pequenas empresas e pessoas físicas. A empresa nasceu em 2020 e oferece ao pequeno consumidor a energia renovável através do modelo de assinatura, onde a adesão é feita via cadastro da conta de luz residencial na plataforma da empresa.

A startup tem parceria com 27 usinas de geração distribuída, que somam 4.800 megawatt-hpora por mês em volume de geração, conectadas às redes de distribuição, abastecendo mais de 1.100 municípios dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

“Em janeiro de 2021, fornecíamos esse serviço para 30 residências. No final do mesmo ano, já eram 1.400. Hoje, ofertamos para 5 mil consumidores e continuamos crescendo com forte potencial de expansão, incluindo novas regiões do país”, disse Alceu Vasone, um dos sócios da Flora Energia ao lado de Guilherme Verdi e Roberto Cavalieri… leia mais em Valor Econômico 07/11/2022