A corretora Avenue acaba de fechar a aquisição da plataforma myProfit, que ajuda o investidor a entender e automatizar o imposto de renda em transações financeiras – um dos principais itens que assustam interessados em comprar ações no exterior por desconhecer os tributos.

As duas empresas já trabalhavam em parceria desde seus primeiros meses de fundação, em 2020, com a myProfit oferecendo o serviço diretamente para clientes Avenue em um produto white label. Esse relacionamento influenciou diretamente o fechamento da operação, que foi feita 70% em equity e 30% em dinheiro, num montante não relevado.

A plataforma vai continuar com atuação independente, atendendo a outras mais de 50 corretoras e tendo o fundador Rodrigo Poveron como CEO — e agora também sócio da Avenue. A plataforma da myProfit tem um histórico de operação de cerca de 300 mil declarações de imposto de renda de pessoas físicas.

Avenue compra startup

“O grande valor da transação para a gente é a parte de tecnologia e também de clientes que eles trazem, que são entre 30 e 40 mil clientes de outras corretoras. Embora eles não passem a ser automaticamente clientes da Avenue, é uma adição importante para o grupo”, disse Emmanuil Inglesis, CFO da Avenue, ao Pipeline.

A expectativa é que o negócio passe para avaliação do Banco Central até o primeiro semestre do ano que vem, depois da avaliação pelo regulador da compra de participação do Itaú na Avenue, anunciada há quatro meses. Em julho, o banco fechou a compra de 35% da corretora e pode se tornar controlador em dois anos.

A Avenue tem cerca de 500 mil investidores, com pouco mais de R$ 6 bilhões sob custódia. Para reforçar sua estrutura no último ano, a companhia comprou a corretora de câmbio Bexs e distribuidora de valores mobiliários Coin e, antes da transação com o Itaú, cogitava a compra de um banco americano de pequeno porte… leia mais em Pipeline 15/11/2022