O braço de investimentos privados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está ajudando empresas na América Latina e no Caribe a emitirem cerca de US$ 1 bilhão em títulos de cunho ambiental, social e de governança à medida que o financiamento sustentável ganha força na região.

Isso equivale a cerca de 60% de todos os títulos ESG dos quais participou a Corporação Interamericana de Investimentos, conhecida como BID Invest, nos últimos seis anos, disse um funcionário do credor multilateral em resposta a perguntas. O BID Invest fornece financiamento e serviços de consultoria para empresas do setor privado que operam na região.

“Eu vejo a grande maioria dos nossos negócios” ligados à sustentabilidade, disse o CEO James Scriven em entrevista. “Este é o futuro da nossa instituição, vinculando ativos de desenvolvimento a investidores em desenvolvimento com teor sustentável.”

Os EUA, Argentina, Brasil, México e China estão entre os 47 países acionistas do credor, que está aumentando seu foco no financiamento ESG na América Latina e no Caribe. O BID Invest ajuda as empresas a estruturar títulos, agrega garantias a algumas emissões, além de investir em parte das ofertas de dívida.

BID apoia US$ 1 bilhão em novos títulos ESG

Atualmente, há entre seis a oito possíveis transações de títulos ESG, das quais duas ou três terão taxas de juros que podem subir se o emissor não cumprir certas métricas.

Além disso, o credor está aconselhando empresas sobre os chamados títulos azuis, transações cujos recursos serão destinados à proteção dos oceanos. O BID Invest está atualmente analisando projetos no Equador, Colômbia, Brasil e Caribe nos setores de turismo, alimentos e bancos…. leia mais em Valor Econômico 12/07/2022