O Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, após 30 dias de análise, a compra da rede Mundo Pet pela Cobasi. Com a decisão, a Cobasi, uma das líderes do setor no Brasil, passa a controlar as 14 lojas em diferentes Estados e dobra sua atuação no Nordeste.

Com a finalização do processo de compra, o plano da Cobasi é fortalecer o crescimento da marca comprada, aumentando, por exemplo, a quantidade de itens disponíveis na loja, que deverá passar de 7 mil para 20 mil SKUs.

Haverá, ainda, investimento na digitalização da Mundo Pet, para que as vendas online, que hoje representam um dígito, cheguem ao patamar de 33% da Cobasi. A empresa também planeja um forte investimento na área de jardinagem das lojas e no padrão técnico de atendimento ao cliente oferecido pelos colaboradores.

O acordo foi realizado entre a Cobasi e as gestoras de private equity Gávea Investimentos e Mogno Capital, atuais controladoras da Mundo Pet, que, com a negociação, receberão ações da Cobasi, tornando-se sócias minoritárias da companhia. A princípio, o nome Mundo Pet será mantido devido ao forte reconhecimento do público nos locais em que está presente.

Cade aprova compra da rede Mundo Pet pela Cobasi

Foco no Nordeste

Quando a compra foi anunciada, em dezembro, Paulo Nassar, CEO e cofundador da Cobasi, destacou o interesse da empresa no Nordeste.

“A Cobasi tem uma estratégia agressiva de expansão das suas lojas e crescer na região sempre foi uma grande vontade nossa. Estamos, ainda, constantemente avaliando possibilidades de fusões e aquisições que combinem com nosso modelo de negócios. Com isso, a aquisição da Mundo Pet é uma grande conquista, por possibilitar que consigamos atender a estes dois objetivos cruciais para que sigamos crescendo no país”, disse.

A Mundo Pet iniciou suas operações em 2017 no Nordeste e é a maior rede de varejo pet da região, com 11 lojas. Tem unidades, ainda, em Goiás, Pará e Distrito Federal. Com a aquisição, a Cobasi passa de 10 unidades no Nordeste para 21, e encerra o ano com mais de 200 lojas em território nacional… leia mais em Mercado & Consumo 15/02/2023