Superintendência do Cade aprova venda de controle da Forno de Minas para McCain do Brasil
A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) aprovou, sem restrições, a venda do controle da Forno de Minas para a McCain do Brasil. Se nenhum concorrente ou conselheiro destacar o caso nos próximos 15 dias, ele fica definitivamente aprovado.
Em despacho, a SG indica que a operação “não tem o condão de promover objetivamente incremento de poder de mercado ou redução de rivalidade, além de não gerar nova sobreposição horizontal (entre concorrentes) ou integração vertical (em uma mesma cadeia), sendo incapaz de gerar quaisquer preocupações concorrenciais”.
A operação consiste na aquisição, pela McCain do Brasil, de 51% do capital social da holding não-operacional TPZ Participações. Indiretamente, o negócio representará a aquisição, pela McCain do Brasil das ações remanescentes da Sérya, atualmente detidas pela Forno de Minas.
A Sérya é uma fabricante nacional de batatas congeladas. Seus produtos são fabricados em Araxá (MG) e são distribuídos e comercializados pela Forno de Minas, tanto para o varejo como para food services. Atualmente, o controle da Sérya já é exercido pelo Grupo McCain. Após o fechamento da operação, a empresa de origem canadense passará a ser a única acionista e controladora unitária da brasileira.
As empresas informaram ao Cade que, para o Grupo McCain, a operação representa uma possibilidade de consolidar sua presença no Brasil, atualmente focada na oferta de batatas congeladas …. leia mais em Valor Econômico 24/04/2023